domingo, 11 de setembro de 2011

APRENDENDO COM A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO - I

APRENDENDO COM A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO - I

     Olá ! A paz do Senhor ! Estamos tendo a oportunidade de, mensalmente, conversarmos sobre esse tema.
     A matéria teológica, fala sobre seitas e heresias bem divulgadas em nossa Pátria, tais como: Espiritismo, budismo, esoterismo ... e outros tantos ismos.
     Gostaria, porém, de conversar com você, sobre heresias que, de tanto atuar em nosso meio, poderiam chamar-se “heresias evangélicas”.
     Desde a fundação do Cristianismo, após a vida, morte e ressurreição de Jesus, e o trabalho fiel e incansável dos seus Apóstolos e discípulos; a Igreja, fundada por Cristo, tem sofrido influências externas nocivas e prejudiciais à sua existência.
     No primeiro século, àqueles que criam e aceitavam os ensinos de Jesus, que se somavam à Igreja do Senhor, ao “Organismo vivo” de Cristo; foram chamados de Cristãos.
     No segundo e terceiro século, já haviam terríveis heresias tentando “minar” e prejudicar as verdadeiras doutrinas Bíblicas,
     Após a “conversão” do Imperador Constantino, e a “invasão” de ímpios , rebeldes e desobedientes à Igreja chamada Cristã, podemos ver, paulatinamente, a sua deterioração e transformação em qualquer outra coisa, menos na Igreja fundada por Jesus Cristo.
     Os verdadeiros cristãos sofriam, oravam e choravam aos pés do “dono da Igreja” para que algo acontecesse. O Senhor, entre muitos, levantou Martinho Lutero, para romper com aquela Igreja chamada de “cristã”, mas, que já estava muito longe dos ensinamentos de Cristo.
     Os fiéis tiveram uma nova oportunidade. Surgiram os “protestantes” ou os, hoje, chamados Evangélicos. Rompemos com um Cristianismo comprometido com o mundanismo e sem o temor de Deus, que é o princípio da sabedoria. Voltamos à Palavra de Deus (Bíblia Sagrada) e revisamos nossa forma de cultuar e adorar.
     Tiramos as imagens de esculturas, do templo e despedimos, por justa causa, uma série de “mediadores” entre Deus e os homens. Passamos, como no primeiro século, a sofrer perseguição e a até morrermos pela causa do Evangelho.
     Passaram-se alguns séculos. As heresias voltaram a “minar” e a influenciar, negativamente, a Igreja. Se fosse tudo igual, nós identificaríamos. Porém, nosso adversário, que não é tolo, está trabalhando com novas estratégias. O que ele quer é que a Igreja ou os Cristãos percam, novamente, o temor do Senhor e, assim, sem sabedoria, não saibam discernir entre o que agrada e o que desagrada ao Senhor.
     O seu trabalho, embora diferente, tem alcançado os mesmos objetivos: destruição, roubo e morte. Ele está destruindo a autoridade da Igreja. O poder que a Palavra do Senhor tem, quando pronunciada por pessoas comprometidas, está em risco. Quando o pecado está oculto, ela, que é poderosa em si mesma, ainda opera maravilhas. Quando, porém, o escândalo vem à público, o nome do Senhor é blasfemado.
     Ele está roubando o direito do crente de ter comunhão com o Espírito Santo e, assim, vencer o pecado e todas as heresias. A palavra, pregada nas Igrejas Evangélicas que, antes, conduzia a Cristo e a vida eterna, está levando a morte e a condenação eterna.
     Vamos enumerar as heresias que estão permitindo satanás agir em nossas vidas e no seio da nossa família ?
No próximo mês falaremos sobre elas. Amém ?






OBS : Se você quer saber mais sobre os fatos históricos e a paulatina degradação da Igreja cristã, adquira um livro de História Eclesiástica ou da História da Igreja Cristã. Se quer conhecer, melhor, o Cristianismo, leia os Evangelhos e todo o Novo Testamento e saberá o que é ser Cristão de verdade. Não ficarei citando versículos, soltos, em nossa conversa. Isto é moda e não é nova. Satanás o fez em sua conversa com Jesus. Se quiser conhecer a Bíblia, deve lê-la toda, e não quatro ou cinco versículos, usados por “sábios desse século” para endossar suas idéias e heresias.
Pastor e Professor José Pereira Sotéro.