sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A FÉ e a RAZÃO

A FÉ e a razão

   Algumas correntes Teológicas discutem o valor da fé e o valor da razão. Qual é mais importante ? Qual vem primeiro ? Uma destrói e anula a outra ? A imagem de Deus, em nós, é caracterizada pela nossa capacidade de raciocinar e criar. Se não fôssemos inteligentes, jamais entenderíamos a Revelação do Senhor. Ouvir não significa, apenas, escutar. Significa escutar, entender e obedecer. Quem ouve a Palavra do Senhor, escuta, entende e obedece.
   Assim como a Lei, a razão nos serve de “aio” para nos levar até a revelação. Os últimos dias são difíceis; de grandes heresias e “esfriamento da FÉ”. Porém, além da atuação poderosa do Espírito Santo, temos o testemunho, real, da História que, ao ser examinada, minuciosamente, e relida as Profecias e revelações anteriores, testificam que a PALAVRA DE DEUS É SOBRENATURAL e que o Senhor conhece e domina a História da humanidade ( ver profecias de Daniel ).
   Nenhum livro religioso tem ensinamentos tão maravilhosos e revelações tão verdadeiras quanto a Bíblia Sagrada. Os fatos podem ser constatados pela Razão. Assim como nascemos com a fé natural, nascemos com a razão e a capacidade de aprender e de criar. Porém, ao nos depararmos com o “paradoxo absoluto”, nossa razão não é capaz de entender ou aceitar. Só a obra santa e singular do Espírito Santo pode nos convencer do pecado, da justiça e do Juízo do Senhor, sobre toda a humanidade. Ao adquirirmos a FÉ SOBRENATURAL, a razão fica em segundo plano e passamos a aceitar e conviver com os mistérios de Deus, sem espanto, medo ou dúvida. A morte e ressurreição de Jesus, o seu sangue derramado, por toda a humanidade, passa a ser algo aceitável e compreensível para o que crê. Deus planejou assim. Era a única maneira de satisfazer a SUA JUSTIÇA e o SEU AMOR. É o plano perfeito, do Senhor, arquitetado antes da fundação do mundo. Mesmo que seja loucura e escândalo para a razão humana, esta é a verdade única e universal. Quanto mais dependermos da razão, mais distante estaremos do milagre. Quanto maior for nossa dependência da oração e da comunhão com o Espírito Santo, maior será a manifestação do SOBRENATURAL e daquilo que é inaceitável para a razão humana.
   Você precisa viver isso. Sem experiência pessoal, não terás autoridade para pregar sobre o tema. Minha vida é rodeada de milagres e manifestações sobrenaturais, pelos quais serei grato, ao Senhor, por toda a eternidade.
    Vou te contar um testemunho. Em uma época, fui enviado, como missionário, para Tangará da Serra, e lá cuidei de um rebanho de menos de quarenta pessoas. Esta cidade está localizada em Mato Grosso, é pequena, simples e de um povo muito   rural         (voltados para atividades de criação de animais e plantações ). Para a razão humana, sem muito valor ou sucesso. Um povo amado por Deus e muito importante, para ELE.
   Após algum tempo, participava, como secretário, do Conselho de Pastores e coube a minha Congregação, abrigar a reunião dos Pastores, naquele mês. Tínhamos um belo terreno, porém, nossa Igreja não ocupava nem a metade do mesmo e a construção que tínhamos era antiga, de madeira e em péssimo estado de conservação. O Templo estava limpinho e pintado. Recebemos, com muita alegria, os Pastores das Igrejas locais e servimos, para eles, um gostoso e farto lanche.
   Todavia, o Senhor havia separado aquele dia, para ser marcante e singular no meu Ministério. Terminada a reunião, um Pastor, amigo, da Igreja Presbiteriana, ficou conversando, comigo, enquanto os outros se retiravam.
   Enquanto conversávamos, ele, sem notar, colocou um dos dedos, da sua mão direita, em um “caminho de cupim”, na madeira da parede da Igreja. Nossa conversa prosseguia, e ele, indiferente ao que sua mão fazia, continuava a furar um grande buraco na parede da minha Igreja. A madeira estava “podre” e já havia, no chão, um grande “monte de farpas”. Meu coração doía e chorava, porém, não tinha coragem de dizer que o “seu dedo estava derrubando a minha Igreja”.
   Ele entrou no seu carro e foi embora e eu fui limpar a sujeira e ver o que fazer para tapar o buraco. Eu sabia da nossa condição financeira, porém, passei a orar para que o nosso Deus, no menor espaço de tempo possível, nos desse um Templo novo. Houve vigílias. O povo do Senhor, naquele lugar, se mobilizou e creu no SOBRENATURAL. O Senhor, através de um servo, revelou que o Templo seria construído em tempo recorde e de maneira milagrosa.
   Tínhamos, no coração, o desejo de abrir um trabalho Wesleyano na capital de Mato Grosso  (Cuiabá ). Já havíamos até tentado, mas não era a “hora do Senhor”. Nesse dia, recebi um telefonema de uma irmã, que havia mudado de Niterói, RJ, para Cuiabá, e desejava abrir o trabalho Wesleyano ali. Minha querida irmã Janete Noce, ovelha do Pastor Anaurelino, e que, através de informações, conseguira nosso endereço e telefone.
   Quando comuniquei, aos irmãos de Tangará, que começaríamos o trabalho na Capital, um irmão exclamou: “ Mas Pastor, logo agora que o Senhor revelou que vai fazer uma “grande obra” aqui, o amado vai direcionar seus esforços para outro lugar?!” Nós não sabíamos o que o Senhor estava fazendo.
    ELE já havia “incendiado” o coração de irmãos, da outra América ( E.U.A. ), para virem, ao Brasil, e edificarem um Templo ao Senhor. Recebi um telefonema do Bispo Elisiário, que me comunicava o “tal projeto”. Ele disse:” Os Americanos, através do Pastor Silmar, virão ao Brasil, para construírem um Templo ao Senhor, e querem que seja próximo ao Pantanal ou a Amazônia e que seja em uma Capital. Como você começou o trabalho em Cuiabá, também será alvo do projeto( disse que já estavam incluídos o Pastor Sinvaldo( hoje Bispo ), Porto Velho, Rondônia; e o Pastor Pedro Carvalhães ( hoje jubilado ), Campo Grande, Mato Grosso do Sul”.
   Pedi ao Bispo Elisiário que orasse por nós e contei , o que o Senhor havia dito, sobre o Templo em Tangará da Serra. Após o Milagre do Senhor, nunca perguntei ao meu Bispo, como foi que os fatos se sucederam. Sabia que era muito difícil os Americanos virem de um “primeiro mundo”, para um “fim de mundo”, uma cidadezinha tão “insignificante” como a nossa amada Tangará.
   Porém, meus amados, o Senhor é Soberano e ELE quis assim. Os Americanos e o Pastor Silmar, “invadiram” a cidade de Tangará e o Templo foi erguido de uma forma singular e SOBRENATURAL( o Voz Wesleyana, da época, publicou, na primeira página, as fotos do Milagre )
   Até hoje, a razão humana questiona esse fato. Poderia ter sido erguido em uma Capital. Teria melhor proveito. O Senhor é Soberano. ELE ama os seus, independente dos seus recursos ou valores materiais. O Senhor não vê como o homem vê. ELE quis alegrar o coração daquele povo e responder, de maneira SOBRENATURAL, ao clamor que LHE foi feito. Lembro-me que, entre os nossos irmãos Metodistas da outra América, tinha uma irmã que era cantora lírica e ela, muito comovida, testemunhou: “ Já estive em muitos Templos, em vários lugares do mundo, porém, nenhum é como este, que eu, com minhas mãos, ajudei a edificar.”
   Se você quiser conhecer e atuar no SOBRENATURAL, do Senhor, precisará deixar a razão, os cálculos humanos, a lógica ...etc; e “mergulhar” de corpo e alma, no Centro da Vontade do Senhor. Maranata ! JESUS ESTÁ VOLTANDO !!

Pastor e Professor José Pereira Sotéro.