sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A VINGANÇA PERTENCE A DEUS

A VINGANÇA PERTENCE A DEUS
Deut.32:35 e 36

     Como já disse, anteriormente, fui criado na Igreja e, graças a minha liderança, desde cedo aprendi a ler e estudar a Bíblia. Aprendi a lê-la, sequencialmente, como se deve ler um livro: do princípio para o fim.
     É certo que, as vezes, o novo convertido é orientado a ler, primeiramente, o Novo Testamento. Essa leitura deve ser feita de Mateus ao Apocalipse. Após o término, deve, o novo Cristão, ler de Gênesis a Malaquias e, assim, se familiarizar com a Palavra de Deus.
     Fiz isso e, me lembro, como fiquei “escandalizado”
quando li que “a vingança pertence a Deus”. De alguma maneira, em minha cabeça de adolescente, a vingança era algo diabólico.
     Aprendi que a vingança é a justa recompensa e que só Deus, o justo Juiz, pode executá-la. O homem, toda vez que tenta praticá-la, se excede. O diabo, que veio para roubar, matar e destruir, nem se fala.
        Uma vez, vi alguém que, por ter recebido um pisão, no pé; deu um soco no rosto de quem o pisou. Na ira do homem não se opera a “justiça de Deus”. Como Cristão, devia-se perdoar. Como “justiceiro”, no máximo, poderia se dar um pisão no pé de quem lhe pisou. A vingança foi, tremendamente, desproporcional e injusta.
      Pela nossa natureza, caída e desequilibrada, não temos capacidade para julgar, na “justa medida”. Portanto, a vingança é santa e só Deus pode executá-la. Somos devedores demais. Assim como fomos perdoados, em Cristo, devemos perdoar. Não podemos ignorar, porém, que Deus é Justo e não deve nada a ninguém. ELE praticará a Justiça e exercerá a vingança. Na hora e do jeito que ELE quiser. O Perdão ? O perdão só será dado a quem o buscar e se arrepender de suas obras más.
      Uma certa vez, no Seminário, em uma aula de uma certa Matéria, o aluno(a) fez a seguinte pergunta: “Tenho que perdoar meus inimigos ? Os demônios são inimigos de Deus ? Então ELE tem que perdoá-los.” As vezes, em nossa ignorância, achamos que tudo que nos é ensinado, para fazermos, pelo Senhor, ELE tem que fazer, também. Querido(a), nunca se esqueça que DEUS É DEUS. ELE é Senhor de todo o Universo e ninguém pode medi-lo ou dimensionar o tamanho da SUA grandiosidade.
     ELE é galardoador. A vingança é um galardão, segundo as nossas obras, na justa medida. Até a Graça, que é favor imerecido, depende de um ato, nosso, para ser alcançada. Sem fé, é impossível agradar a Deus. Ao crermos, nossa fé nos é imputada por justiça e passamos a herdar todas as bênçãos, conquistadas por Jesus, para nós.
       Quem não crer e ignorar a Obra Expiadora de Cristo, receberá a vingança de Deus e não escapará da recompensa que está reservada para os ímpios e desobedientes. Por mais que você não entenda e não aceite isso, é bom que tomes uma atitude, antes que seja tarde demais. Confesse teus pecados, se arrependa deles, peça perdão ao Senhor e escape da VINGANÇA, SANTA, DO SENHOR. Amém ? MARANATA ! Jesus está voltando !!!

Pastor e Professor  José Pereira Sotéro .