terça-feira, 22 de maio de 2012

Entendendo a "GLÓRIA DA SEGUNDA CASA"

Entendendo a “Glória da segunda CASA”
Ageu caps 1 e 2( vers.9 )

Tenho ouvido muitos ensinamentos sobre a “Casa de Deus” e, todos eles tem colaborado para que eu respeite a Casa do Senhor, o Templo, e o tenha como uma “Casa de Oração para todos os povos”. Quando, porém, estudo o livro do Profeta Ageu, vejo algo muito espiritual, ali. Olhando os registros históricos, até hoje, não vemos nenhuma outra Casa, edificada ao Senhor, com tanta glória e riqueza como a da primeira Casa( Templo de Salomão ). O que o Profeta quis nos revelar e ensinar ?
Os Teólogos Escatologistas afirmam que, no lugar onde se encontra a mesquita Islâmica, em Jerusalém, os Judeus ainda edificarão um grande e glorioso Templo ao Senhor. Para muitos, então, aí se cumprirá a Profecia de Ageu com relação a glória da segunda Casa.
Muitos dos textos, do Velho Testamento, que estudo; em vez de entendê-lo e interpretá-lo, literalmente, procuro espiritualizá-lo e estudá-lo à luz da Nova Aliança. Esta Profecia de Ageu, interpreto à luz da palavra do Senhor Jesus que, olhando para o Templo literal, disse que “derrubaria aquela Casa e a edificaria em três dias”. Ele falava a respeito do Templo do SEU CORPO.
Quando JESUS ressurgiu dos mortos, fundou e estabeleceu uma NOVA IGREJA. O Templo, literal, deixou de ser o mais importante. NOSSO CORPO, passou a ser Templo do Espírito Santo e “Casa de Deus”. Nós, que estávamos separados da Glória de Deus por nossos delitos e pecados, tivemos nosso comunhão restaurada e estabelecida com o nosso Deus e passamos a ser Morada do Senhor.
Se entendermos assim, a Glória da segunda Casa somos nós, TEMPLOS VIVOS DO DEUS VIVO. Não mediremos mais esta glória por construções magníficas, forradas com ouro e pedras preciosas. A glória dessa Casa é medida pelo grau da nossa entrega ao NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Os Dons do Espírito Santo são os ornamentos dessa Casa e substitui ouro, prata e pedras preciosas. Será que a glória dessa segunda Casa não é maior que a da primeira ? Estamos lidando com valores espirituais. Valores que o ladrão não pode roubar, ferrugem e a traça não podem corroer ou destruir.
Por que será que alguns líderes espirituais insistem, a qualquer preço, em magníficos Templos e gigantescas construções ? Sacrificam, horrivelmente, os “Templos do Senhor”, fisicamente, financeiramente e espiritualmente, para deixarem um “marco” na sua história e no seu nome. Será que tudo o que queremos é a glória da primeira Casa ? A velha aliança se foi. Salomão, o seu grande nome e toda a sua fama, pereceu. Vamos priorizar o que, na Nova Aliança, tem verdadeiro valor.
É claro que o Senhor nos permite adquirir propriedades; até para escaparmos do aluguel que consome nosso dinheiro, inutilmente. ELE nos permite construir, com sabedoria e prudência, sem “grandes sacrifícios humanos”. Testemunhei a construção de um “Grande Templo”, onde as “ovelhas”, que não viviam a época da “abundancia de Salomão”, tiveram que trazer todo o ouro, toda a prata e todo o recurso que possuíam, para não verem seu líder envergonhado e escandalizando o Evangelho, com grandes dívidas e cheques sem fundos. Como os recursos não foram o bastante, o líder teve que se envolver com políticos e “vender” o rebanho para tal partido e tal candidato, para adquirir o restante dos recursos, necessários.
Que o Senhor tenha misericórdia de nós. Que ELE nos faça entender que a GLÓRIA DA SEGUNDA CASA É BEM MAIOR QUE A DA PRIMEIRA. Que devemos tratar SUAS OVELHAS com carinho, respeito e muito amor. Que o Templo, que merece prioridade, é o coração e a mente das OVELHAS DO SENHOR. É ali que ELE habita e nós, como líderes, devemos ajudar a limpar e ornamentar para a glória e o louvor do SEU SANTO NOME. Para encerrar, um colega, de outra denominação, construiu um grande templo, em uma das etapas do seu ministério. Quando visitava aquela cidade, tinha alegria em mencionar que foi no seu ministério que aquela tal Igreja tinha sido construída. Um dia, um grande Supermercado se instalou ao lado da Igreja( comprou algumas casas, ao redor ). Fez uma grande construção e começou a fazer proposta de compra para a Igreja. Eles precisavam de um estacionamento e insistiam com o Pastor na compra da Igreja. A proposta se tornou irrecusável e a Junta Diaconal resolveu que deveriam vender. Em um belo dia, lá estavam as máquinas jogando, no chão, o trabalho de tantos anos. Depois de destruído, todo o entulho foi carregado e o lugar se tornou um grande e bonito estacionamento. Pensei com os “meus botões”: “Se todo o trabalho do meu nobre colega foi só esse, não ficou pedra sobre pedra para contar a sua história”. VALORIZEMOS O TEMPLO DO SENHOR, QUE SOMOS NÓS ! Amém ? M A R A N A T A !


Pastor e Professor José Pereira Sotéro.