quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A fé e a FÉ II

A fé e a FÉ  II

    A paciência, o carinho, a misericórdia e o amor de Deus, por nós, é inexplicável. No decorrer dos séculos, tudo ELE fez para nos trazer, de volta, à sua comunhão e ao dom da vida eterna.
   Hoje, estamos na Dispensação da Graça, e a revelação do Senhor Jesus Cristo nos ensina o caminho para alcançarmos a FÉ SOBRENATURAL e, assim, agradarmos a Deus.
   Em uma conversa com um mestre da lei e da cultura de Israel, Jesus afirma que se o homem não “nascer de novo” não poderá pertencer ao Reino de Deus. Ele, com a razão e a fé natural, não pôde entender o que Jesus dizia.
   Nosso Senhor prossegue, nos primeiros capítulos do Evangelho de João, e diz que o que é nascido da carne, é carne. O Homem deve nascer da água e do Espírito, para poder pertencer ao Reino de Deus.
   João Batista, o primeiro anunciador da chegada do Reino de Deus, batizava, com água, os que se arrependiam e queriam o perdão, de Deus. Jesus, juntamente com os seus discípulos, também batizavam com água. O Próprio João testemunhou que Jesus tinha poder e autoridade para batizar com o Espírito Santo. Portanto, o homem para testemunhar que adquiriu a FÉ SOBRENATURAL, precisa buscar o batismo nas águas e o batismo no Espírito Santo.
    Se ele for “tocado por Deus” em seu íntimo, não duvidará desse ensinamento e se identificará com ele. Será justificado pela FÉ em seu criador e será aceito como um filho que retorna aos braços do seu Pai.
    Passará a entender e aceitar àquilo que a razão humana não deseja e nem busca. O Senhor diz que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, o que Deus tem preparado para os que possuem a FÉ SOBRENATURAL.
   Como homem natural, você valorizava as coisas do mundo e as ilusões, passageiras. Agora, o “velho homem morreu”, você é “nova criatura”, capaz de entender, aceitar e obedecer à vontade de Deus.
   Você só entendia das “coisas da carne”. Naturalmente, aceitava todos os ensinamentos do mundo. Quantas vezes você já viu alguém questionar os registros dos livros de história ? Quando o professor afirma que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, quem questiona ? Quem pergunta: “Você viu ou você estava lá ?” Quem se lembra que esses livros foram escritos pelos homens ?    
A fé natural nunca duvidou dessas histórias naturais e humanas. Quando, porém, o assunto era a Bíblia, a PALAVRA DE DEUS, o que acontecia ? Logo todas essas interrogações eram feitas. Por quê ? Porque sem a FÉ SOBRENATURAL não se crê nem se aceita o VERDADEIRO DEUS.
   Agora, que você nasceu “da água e do espírito” crerá, com facilidade, nos ensinos da Bíblia Sagrada e valorizará e priorizará as coisas espirituais. Guarde isso com você: “ A VIDA ETERNA É UMA DÁDIVA DA FÉ SOBRENATURAL.
   Portanto, ao entender e aceitar a obra expiatória de Jesus, passamos a vivê-la e pregá-la  para todos. Quem nunca viveu tal transformação ou passou pelo “novo nascimento”, como poderá testemunhar ou convencer a alguém de tal realidade ? Aqui está a “mãe” das grandes heresias vividas nas Igrejas ditas cristãs ou evangélicas. Como dar o que não temos ?
   Melhorar a auto-estima e fazer aumentar a fé natural não é ruim. Porém, a função da verdadeira Igreja, criada por Jesus, é pregar a FÉ SOBRENATURAL. A FÉ que restaura a comunhão com o Senhor e nos devolve o “dom da vida eterna”.
   Quando a “Igreja evangélica ou cristã” só se preocupa com curas e prosperidades materiais, está fora do seu propósito e da sua verdadeira missão. Fazer campanhas de milagres, aquisição de casa própria, carro zero ...etc e não se importar se o seu nome está escrito no LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO, é religiosidade natural e heresia diante do verdadeiro cristianismo.
   Mas como ? Se não for assim, as pessoas não virão. Quem, enfermo ou passando privações materiais irá querer saber de Deus ? A fé natural jamais aceitará isso. A razão humana despreza tal ensinamento e o considera uma loucura ou uma “doença”. Pois é, é essa a “Mensagem da Cruz”. Não são muitos os que a aceitam. Porém, quem perder a sua vida, por amor ao senhor; a encontrará; quem, porém, tentar retê-la ou salvá-la, a perderá. Quem buscar, primeiro, o Reino de Deus, e for justificado pela FÉ SOBRENATURAL, terá todas as demais coisas que necessitar.
   Parece uma ironia, porém, ao receber a FÉ SOBRENATURAL, passo a ter uma fé natural mais saudável  e, com isso, sou abençoado e prospero em todas as áreas.
   Os “líderes espirituais, de hoje, não acreditam que  o Pastor Billy Graham lotava estádios com, unicamente, a Mensagem da Cruz; sem uma faixa oferecendo curas ou prosperidade e bens materiais. Os pregadores, de hoje, perderam a FÉ SOBRENATURAL. Se eles não a possuem, como pregarão sobre ela ?
   Tive uma experiência real e verdadeira, com o Senhor, na minha juventude. Via a perplexidade dos meus amigos, quando afirmava que não tinha medo de morrer. O homem, naturalmente, se apavora diante da morte. Me preparei, desde cedo, para a volta do Senhor ou a minha ida ao seu encontro. Nunca pedi para que ELE me acrescente dias ou anos, além do que está determinado. A cada noite, agradeço por mais um dia vivido e, quando acordo, por mais um dia, de bênção, recebido. Se morrer, ainda hoje, parto feliz e realizado, sabendo que o Senhor tem o melhor, para mim.
   Se você não tiver a FÉ SOBRENATURAL, isso soará como absurdo e fanfarrice. Vejo colegas aconselhando os “chamados para o Ministério”, a ter uma “carta na manga”, ter uma profissão secular. Se a coisa apertar, você terá para onde correr ou recorrer. Jesus afirmou que nos últimos dias, a FÉ SOBRENATURAL seria raríssima, na terra. Portanto, nesses dias, serão raríssimos os que conseguirão depender, totalmente, do Senhor. Os que pregarão o Reino dos Céus, e não o reino da terra. Os que não temerão a morte, sabendo, pela FÉ SOBRENATURAL, que Deus tem maravilhas tremendas e inenarráveis para os seus fiéis, além da vida natural.
   No próximo mês, vou te falar sobre FÉ e razão. Até lá !


Pastor e Professor José Pereira Sotéro.