terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Lei e a Graça II




- A Lei e a Graça II
Gosto de te dar trabalho. Não cito os livros,  capítulos e versículos para que, se você quiser conferir, tenha que procurar  sem preguiça ou comodismo. Quem sabe você se tornará um “obreiro que maneja,  bem, a PALAVRA DA VERDADE”.
Muito bem, você crê que Jesus e o Pai são um  só ? Crê que, durante a Dispensação da Lei, Jesus estava presente o tempo todo  ? Crê que, na Graça, o Pai atua, juntamente, com o filho ? Então, de repente, a  Graça não é tão exageradamente misericordiosa assim. Onde os agraciados tem  muitos direitos e privilégios e pouco compromisso e responsabilidade. Não  precisam se preocupar com seus erros. Erram, sempre que precisam, pois, Deus é  misericordioso e os perdoará, infinitamente. Os Humanistas criaram um deus  melhor que o nosso. Ele não condena ninguém. Jamais lançará alguém no inferno.  Nele não há justiça ou julgamento; só misericórdia e misericórdia. Cuidado, meu  amigo Evangelista ! Se é esse deus que você está anunciando, ele não é o Deus  da Graça.
Tenho um amigo, que é Profeta, e que,  brevemente, estará nos presenteando com os “Mandamentos de Jesus”(da Graça) e  aí você verá que não são muitos os chamados e os que tem parte “nesse Reino”.  Você conhece a história de Ananias e Safira ? Aconteceu na Lei ou na Graça? Ela  é violenta, demais, para você ? Será que Pedro não tinha aprendido a perdoar? A  “dar a outra face?´ Uma simples “mentirinha” e duas vidas eliminadas ?
Você é daqueles que acha que poderíamos ter a  história do “filho pródigo” umas cinco vezes, em cada Evangelho? Deixe eu  explicar: Após a primeira história, alguns capítulos depois, o filho mais novo  chega para o Pai, novamente, e diz: “Pai, quero ir embora, de novo. Me dá a  minha herança.” O Pai faz as contas, ele vai, o pai chora e o aguarda e, ele  volta e o Pai faz um festão. Quatro capítulos depois, lá está ele, novamente, e  tudo se repete, de novo. Esse é o deus dos humanistas. O Deus que é Amor e que,  também, é Justiça, se o filho quiser sair, de novo, dirá: “Filho, fui  misericordioso com você. Não posso ser injusto com seus irmãos. Eles são fiéis  e a herança pertence aos fiéis. Se você quiser sair, deixe o anel, as roupas  que está usando e saia pelado. Nu, com as mãos no bolso.” É desagradável, para  você, essa estória ? Pois, o Deus que é Amor e que, também, é Justiça não pode  negar-se a SI mesmo. Bem aventurado àquele que NELE não se escandalizar.
Você conhece a Epístola aos Hebreus? Ela  pertence a Lei ou a Graça? O que te interessa, nela? Só os textos sobre a fé e  os seus heróis? Você sabe como ela se refere aos traidores e infiéis? Te  aconselho a lê-la, com paciência, carinho e dedicação.
Não, eu não sou a favor da pena de morte. (falei  que voltaria a esse assunto). Para que ela existisse, os Legisladores deveriam  ser idôneos e praticantes da Justiça. Equilibrados e sem preconceitos. Já na  época de Jesus, o preconceito, o desequilíbrio e a injustiça, predominava. Se a  mulher foi pega em adultério, onde estava o homem? Onde estava o tribunal, para  julgar; e as testemunhas, tão necessárias para a condenação de alguém? Hoje, a  hipocrisia é, ainda, maior. Não dá, para quem tem noção de justiça, ser a favor  da pena de morte. Como pregador das boas novas, do arrependimento e da vida,  àqueles que se convertem nas igrejas que pastoreio, por mais delinquentes que  tenham sido, não os aconselho a se entregarem. Os preparo para que, sendo  descobertos, tenham que pagar o que devem a sociedade. Porém, não creio nem  aprovo esse sistema carcerário. Não consigo ver, nessa justiça que está aí, a  “Ministra de Deus”, mencionada pelo nosso amado Apóstolo Paulo.
Estava ouvindo um depoimento, do Presidente da  O.A.B., sobre um fato ocorrido em um presídio, no Paraná. O Diretor do presídio  colocou uma escuta para ouvir a conversa dos presos com os seus advogados.  Presos, marginais condenados, assassinos, inimigos da sociedade. Pois bem,  ouviu um bandido dando ordem a sua advogada para comprar armas, para a sua  quadrilha. O negócio foi descoberto, os bandidos e a advogada foram presos.  Quantos crimes foram evitados ali? Talvez eu e você fomos livres de uma bala  perdida que viriam dessas armas. O Presidente da O.A.B. disse que é ilegal. Não  se pode, sobre hipótese alguma, ouvir a conversa do delinquente com o seu  advogado. O cidadão, que paga seus impostos e cumpre a lei, pode perder a vida.  O delinquente tem seus direitos. Os humanistas são assim. São melhores que  Deus. Os demônios, para eles, tem direito a defesa. Deus é injusto por  condenar, sumariamente, os inimigos do SEU sistema. O que poderíamos esperar de  uma justiça que é cega (representada por uma mulher com os olhos vedados)? O  símbolo da justiça deveria ser uma águia, que tudo vê e que a tudo investiga.  Você sabe o que é um diabo? É um espírito rebelde, condenado, eternamente  separado de Deus. Você sabe o que é um homem, pecador, que não se arrepende e  morre em seus pecados? Um espírito rebelde, condenado e eternamente separado de  Deus. O inferno foi criado para o diabo e seus anjos. Judas não era um homem  sendo usado pelo diabo. Ele, em sua rebeldia e dureza de coração, já era um  diabo. Se a justiça fosse “Ministra de Deus” como o Senhor queria que ela  fosse, faria diferença entre o justo e o ímpio, entre o cidadão de bem e os  inimigos da sociedade.
Nós somos pregadores da Graça, da vida  abundante, da misericórdia e do perdão. Como podemos entender e explicar a  Graça? Ela é um avanço, maravilhoso, nesse resgate, de Deus, do homem caído; na  aproximação do seu estado inicial, antes da queda, no Éden. Quem,  verdadeiramente, nasceu de novo e está na Graça, não está debaixo da Lei e nem  precisa dela (vamos julgar o mundo). Se não, vejamos: Se a lei diz que o homem  não pode matar, a Graça diz que o homem não deve se irar contra o seu próximo.  Se a lei diz que o homem não deve adulterar, a Graça diz que não se pode olhar,  com olhar impuro, para uma mulher. E aí? Você, com a ajuda do Espírito Santo,  está na Graça? Então, meus parabéns, a lei não tem mais domínio sobre você.  Não? Você não está buscando esse estilo de vida? Você não consegue crucificar o  seu “eu” na cruz do calvário? Então, tenho uma péssima notícia para você: A Lei  não foi anulada. Jesus não fez isso. Enquanto a humanidade existir, nem um til  será subtraído da Lei. É bom você temer, a Lei não traz a espada, em vão. Ela  te julgará, condenará e você terá que pagar até o último centavo. Que o Senhor  tenha misericórdia de nós!

M A R A N A T A !! Jesus( e SUA justiça) está  voltando! A M É M ?
Pr. José Pereira Sotero
Professor no Ceforte extensão Guarulhos e Pastoreia a IMW Recreio São Jorge, Guarulhos, SP
Publicado em 9/1/2011