terça-feira, 20 de setembro de 2011

HERESIOLOGIA - Site da Terceira Região Eclesiástica -

HERESIOLOGIA

Entendendo o Texto de Marcos 10: do 28 ao 30
  Tenho lamentado, como o Profeta Jeremias, por ouvir e presenciar os descaminhos que o povo chamado “povo de Deus” tem tomado. Jeremias, como eu, sabia onde a desobediência levaria a Nação de Israel; sei que essa “igreja” será rejeitada e ignorada pelo Noivo. Infelizmente, só me resta orar e chorar.
    Não quero me tornar repetitivo nem antipático, com esse assunto que não sai da mídia ou dos meios de comunicação: a prosperidade. A grande questão, levantada por Jesus: “Onde estiver o “tesouro” do homem, aí estará o seu coração.
    Tenho, porém, me entristecido, bastante, com a interpretação que os pregadores da prosperidade financeira, dão ao texto acima mencionado. O texto, também é repetido em Mateus 19: do 27 ao 29.
     Esses textos não são para todos os Cristãos. Só não vê quem não quer ver. O Apóstolo Pedro especifica o grupo: “ ...nós deixamos TUDO e te seguimos ...” Esses Apóstolos e outros discípulos, na época de Jesus; outros Obreiros e Missionários, nas mais variadas épocas, ouviram “O CHAMADO” do Senhor e, largaram TUDO para seguí-LO, serví-LO e divulgar e vivenciar seus ensinamentos e ordenanças. Então, para você querer desfrutar da resposta e fazer uso dela, precisa estar incluído no grau de compromisso dos que perguntaram.
    O Apóstolo Pedro, porta-voz do grupo, diz que eles largaram famílias, casas e bens materiais, funções e serviços fixos e bem remunerados ...etc, para seguir ao Senhor. Onde você se enquadra aí ? Creio que oitenta por cento dos Cristãos atuais, não pertencem ao grupo dos que fizeram renúncias e sacrifícios pela causa do Senhor. A maioria dos que andam à procura dos “... cem vezes mais ...” ficariam eliminados, aqui.
    Muito bem, se você não foi eliminado e faz parte dos vinte por cento que ouviram o CHAMADO e estão “pagando o preço”, como o Apóstolo Pedro e todos os demais, sabe que o sentido da PALAVRA DO SENHOR, não é o que está sendo dado pelos pregadores da prosperidade.
     Estava lendo nesse nosso endereço, na internet, a palavra abençoada e abençoadora da nossa querida missionária Vilza. Ela sabe o que é responder ao CHAMADO do Senhor. Ela cita: “ … muitas camas, muitas casas, muitas famílias, muitas línguas, muitas Pátrias … etc”. Só os que estão incluídos sabem e entendem o cumprimento das declarações de Jesus.
     Quando você desejar saber o sentido, verdadeiro, de uma citação Bíblica ou, especificamente, de Jesus, busque o testemunho da História. Esse testemunho fará, para os sinceros e limpos de coração, toda a diferença. Se não, vejamos: Quando Pedro começou a seguir a Jesus, ele tinha um barquinho, certo ? Terminou com uma frota de barcos ? Errado. Leví ou Mateus, largou um importante emprego, certo ? Terminou como um grande empresário, com muitos empregados ? Errado. O Apóstolo Paulo deixou títulos e posições de autoridade, certo ? Terminou como um grande Governador ou Rei de um grande povo ? Errado.
    A palavra dita, por Jesus, é verdadeira ao sair da SUA boca ou só alguns anos após ? A palavra dita não servia para os Apóstolos, para os discípulos, para os pais da Igreja, do primeiro século, para os missionários espalhados pelo mundo... etc; só serve para esta geração, dos pregadores da prosperidade? Pela interpretação que dão aos textos citados, Jesus mentiu por vários anos e a muitas pessoas. Hoje, você pode atender ao desafio desses pregadores, e receberá, “cem vezes mais”, de tudo que tiver disposto a entregar.
    Tive o privilégio de servir, por alguns anos, nos chamados “campos missionários”. Sofri o distanciamento da minha família. Fiquei, por alguns anos, longe da minha mãe. Me desfiz de bens materiais e os “gastei” na obra missionária. Hoje, quando olho para trás, vejo quantas famílias conquistei. Quantas mães adquiri e quantas casas, por todo o Brasil, estão de portas abertas, para mim. Isto eu sei que o Apóstolo Pedro sentiu. Sei, que Mateus ou Levi adquiriu grandes famílias. Sei que o Apóstolo Paulo se tornou pai de grandes gerações. Sei que a missionária Vilza e tantos outros(as), como ela, sabe que essa recompensa ou salário, não tem dinheiro ou bem material que pague. Recebemos “cem vezes mais” e, por fim, A VIDA ETERNA.
    Infelizmente, muitos textos Bíblicos e palavras do Senhor Jesus, são “assassinados(as)” por esses mercenários. O que nos consola, é que o grande dia , do Senhor, está chegando; e eles, ouvirão a reprovação do nosso Mestre, que dirá, em alto e bom som: “Apartai-vos, de MIM, pois, não vos conheço !”
Satanás, o anjo caído, que os tem guiado nessa empreitada, também, será derrotado, para sempre. Por mais que argumentem que usaram o Nome do Senhor, que curaram e fizeram o “bem”, serão rejeitados e condenados, por Jesus.
    Fique com essa advertência, e junte-se a nós, como intercessores e lamentadores pelos que, em desobediência, seguem como “ovelhas perdidas”, sem pastores. Cegos guiados por cegos, que caminham para o abismo. E que o Senhor nos livre e nunca nos permita usar a sua PALAVRA ou a sua OBRA como fonte de lucro, de enriquecimento ou de negócios materiais. Maranata ! JESUS ESTÁ VOLTANDO !!!


Pastor e Professor José Pereira Sotéro