segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Homem e a mulher "Segundo o Coração de Deus"

O homem e a mulher “segundo o coração de Deus”

   Muito bem, pelo tempo que estamos estudando, juntos, se você for estudioso, obediente e dedicado, já terminou de ler os Evangelhos e caminha, sistematicamente, em direção ao Apocalipse, que será o final da sua leitura do Novo Testamento.
    Essa leitura sincera, sistemática e com a ajuda do Espírito santo, te dará uma compreensão, verdadeira, do que é o Cristianismo. O Senhor Jesus Cristo, que ama a todos e não quer que ninguém se perca, afirma que são poucos os que se salvam. Afirma que o “caminho do Senhor” possui uma “porta estreita” e a maioria optará pela “porta larga”. Se você não é capaz de renúncias e sacrifícios, não conseguirá ser um verdadeiro Cristão.
    Dito isto, quero te falar sobre um personagem, do Velho Testamento, polêmico e mal compreendido, amado e criticado, por muitos. Ele é o famoso e eterno Rei Davi.
    Em todo o Velho Testamento, com histórias e manifestações, maravilhosas, de vários Homens de Deus, nunca se tinha ouvido o termo “segundo o Coração de Deus”, que foi aplicado ao Rei e Poeta Davi. Por quê ? O que esta frase quer dizer ?
     Antes de explicar o significado da frase, preciso te falar sobre a singularidade de Davi. Ele não era um “pregador de boas – novas”. Porém, seus escritos nos revela que ele as conhecia como qualquer Cristão, de hoje. Sim, meus irmãos e minhas irmãs, Davi era um homem “à frente do seu tempo”. Ele conhecia e desfrutava da GRAÇA, de Deus, como ninguém da sua época. De uma forma espetacular, o Espírito Santo revelou a Davi, a base da Nova – aliança que estava por vir através do Messias. Só quem estudar, com dedicação, os Salmos escritos por ele, descobrirá o conhecimento da manifestação da GRAÇA e da MISERICÓRDIA, que a LEI não conhecia nem praticava. Uma das acusações que levou o Messias, o Cristo, de Deus, à morte; foi o fato de ELE chamar o Senhor Deus de Pai. A LEI não admitia tal coisa. Pois, Davi, em seus escritos, já vivia e desfrutava dessa revelação.
     Conhecemos, e não devemos negar, a grandeza do pecado de Davi. Maior que o adultério, e que poucos mencionam, foi a maneira vulgar e cruel com que ele lidou e tratou com a vida do seu oficial, nobre e fiel. Seja maldito( anátema ) todo àquele que diminuir a grandeza desse pecado. Porém, seja muito mais maldito, quem tentar medir ou diminuir o TAMANHO DA GRAÇA DE DEUS. Portanto, a frase “ homem segundo o coração de Deus”, não é encontrada, em todo o Velho Testamento, porque ela não pertence à LEI e sim à GRAÇA.
    O que havia, de especial, em Davi ? Comparando-o com Moisés, em que ele ganhava ? Poderia compará-lo com Elias ? Ou, usando um mais contemporâneo, posso compará-lo com Samuel ? Nosso Deus, que é perfeito e grandioso, quis que o SEU Cristo fosse SEU filho e “filho de Davi”. “FILHO DE DEUS E FILHO DO HOMEM”. Filho de Deus: Perfeito, poderoso e maravilhoso. Filho do homem: Sujeito a pecar, porém, que seja “segundo o coração de Deus”. Precisamos entender o real sentido dessa revelação, senão, muitas heresias surgem daí. O Senhor Jesus, que conhecia, muito bem, a Davi, afirma: “ Como o Messias pode ser filho de Davi, se o próprio Davi o chama de SENHOR ? “
    O Senhor Deus, que possui toda a sabedoria do Universo, “mata dois coelhos com uma cajadada só”. Em Cristo, cumpre a profecia, que havia falado a Davi, que não faltaria Rei, da sua descendência, que se assentasse sobre o trono, perpetuamente( O Senhor Jesus é Rei, para sempre ). Depois, revela que o lado humano do SEU FILHO alcança a todos os homens; pois, Davi, com suas falhas e limitações, pode representar, perfeitamente, toda a humanidade caída e carente da GRAÇA DE DEUS.
     Você já imaginou se o Senhor Jesus fosse FILHO DE DEUS e filho de Moisés ? FILHO DE DEUS e filho de Jó ? FILHO DE DEUS e filho de Enoque ? FILHO DE DEUS e filho de Elias ? FILHO DE DEUS e filho de Samuel ?  … Sossegue, ELE é filho de Davi. Há compreensão, carinho e perdão para você, também. A M É M ?
     Muito bem, estou afirmando que, hoje, na GRAÇA, ninguém recebe a bênção do Senhor se não for um “homem ou uma mulher segundo o coração de Deus”. Estudando o Salmista e Rei Davi, vamos encontrar, nele, algo que muito agrada ao Senhor: A confissão do pecado, o quebrantamento do coração, o chamar para si a responsabilidade.
     Desde o Éden, após o pecado, o homem transferiu sua culpa para a mulher. A mulher, para a serpente... etc. Não houve arrependimento, confissão, quebrantamento e chamamento de responsabilidade.Davi era um ser humano falho e limitado. Porém, quando confrontado com o seu erro, reconhecia seu pecado e não transferia a culpa para terceiros.”Fui gerado em pecado, em pecado me concebeu a minha mãe”. Ele se humilhava, se quebrantava e alcançava o perdão, de Deus. Deus sabe que somos falhos. ELE reconhece que não somos perfeitos. Porém, quer que sejamos homens e mulheres segundo o “SEU CORAÇÃO”. Que se humilha, que não esconde pecado, que se quebranta e chama para si a responsabilidade do erro.
    Vivemos em uma geração orgulhosa e arrogante. Cada vez mais distante do perdão e da misericórdia, do Senhor. São egoístas e aprendem a transferir a culpa, dos seus erros, para terceiros. “Você é assim, porque foi criado pela Vó.” “Você é assim, porque foi vítima de violência, na infância.” “Você é assim, porque seus pais não souberam te educar”. Nunca temos culpa de nada. O bem e o mal estavam diante de nós. Escolhemos o mal por influência de terceiros. A culpa é dos outros e nunca é minha. Como posso ser alcançado, pela GRAÇA de Deus, com tal   atitude ?
    Quando vou visitar um desviado ou alguém que está desanimado, fraco na fé, que deixou de vir a Igreja; sempre, ouço a mesma coisa: “Foi o Presbítero tal, foi o líder de jovens, foi a irmã do Departamento de Adultos...” Nunca dizem: “Eu sou falho, Pastor. Eu sou culpado. Eu errei. Preciso da GRAÇA e da MISERICÓRDIA de Deus, em minha vida.” Precisamos chamar, para nós, a responsabilidade dos nossos atos. Precisamos quebrantar os nossos corações, diante do Senhor. Um coração quebrantado jamais será desprezado pelo Senhor. Fazendo assim, seremos “homens e mulheres segundo o coração de Deus”. Falhos, porém, abençoados, pois, a GRAÇA do Senhor nos livra do pecado e da morte. Amém ?  M A R A N A T A  !!!

Pastor e Professor José Pereira Sotéro.