quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A fé e a FÉ

A fé e a FÉ

     Por alguns meses, quero caminhar, com você, na “senda da fé e da Fé”. Sem elas, não podemos agradar a Deus. Deus é vida e amor. Quem desagrada a vida e ao amor, que motivação terá para existir ? Todas as heresias nascem da falta da fé verdadeira ou da distorção do conhecimento da mesma.
   Ao nascermos nesse mundo, passamos a existir e a crer, naturalmente, no que a vida e o mundo representa. Guarde isso com você: “ A vida natural é uma dádiva da fé natural “. Se não, vejamos: Quando você sai de casa, rumo ao trabalho ou a escola, precisa crer que vai chegar lá. Se sua mente confabular e você começar a pensar na possibilidade de não chegar, de sofrer um acidente ou algo parecido, você terá dúvidas se vale à pena sair ou não. Se você se matricula em um curso ou começa uma construção, é porque crê que vai concluir; se não, se fosse para abandonar pela metade, certamente não iniciaria.
   Portanto, tudo que realizamos, naturalmente, é com o uso da fé natural. Cremos que vamos conseguir, antes de conseguirmos. Cremos que vamos alcançar, antes de alcançarmos. E assim, trabalhamos, estudamos, casamos, construímos e ...existimos.
   Existe uma doença chamada “síndrome de pânico”. É algo que acontece com nossa “fé natural”. Ao adquirirmos essa doença, passamos a ter medo de tudo e a duvidar de tudo. Não podemos sair na rua, pois, achamos que algum acidente irá nos alcançar e nos fazer mau. Ficamos trancados, em casa, e, mesmo dentro de casa, achamos que irá nos acontecer algo de ruim. As vezes a pessoa fica trancada dentro do seu quarto e ainda se esconde debaixo de uma mesa ou da própria cama.
   Ninguém pode viver assim. Portanto, por mais que ignoremos, vivemos pela fé, e sem a fé natural, que, também, vem de Deus (pois ELE criou toda a Natureza), não teríamos como existir.
   Quero te falar, porém, sobre a FÉ SOBRENATURAL. Essa, que o homem só adquire através da PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS. Essa que se o homem a possuir, do “tamanho de um grão de mostarda”, fará toda a diferença em sua existência.
   Deus é sobrenatural. É impossível agradá-lo ou crer na sua existência sem a FÉ SOBRENATURAL. Dizer que acredita, sem obedecer aos seus ensinamentos, não corresponde a verdade. Querer criar um deus natural e dedicar, a ele, sua fé natural e achar que isso é sobrenatural, é heresia e falsidade.
   Não posso deixar de mencionar que existe o “sobrenatural do mal” e que ele é o grande “maestro” dessa criação humana de um deus de barro, de ferro, de prata ou de ouro; feito a imagem do homem. Que esse “anjo caído”, que é um ser espiritual, consegue fazer alguns “sinais” e algumas “maravilhas”, capaz de enganar aos que não dão ouvidos a PALAVRA DE DEUS.
   É impossível crer, verdadeiramente, em Jesus, sem a FÉ sobrenatural. ELE é, segundo o filósofo Soren Kierkegaard, o Paradoxo Absoluto. Como crer, com a fé natural, que um homem foi gerado pelo Espírito Santo ? Que uma virgem concebeu ? Que Deus se fez homem ? ...etc. Ninguém aceita, verdadeiramente, a Jesus e os seus ensinamentos, a não ser através da FÉ SOBRENATURAL.
   O homem foi criado de uma maneira sobrenatural. A FÉ SOBRENATURAL, assim como a fé natural, deveria fazer parte da sua existência. Quando ele, no Jardim do Éden, duvidou de Deus e desobedeceu a SUA PALAVRA, perdeu a FÉ SOBRENATURAL e a VIDA ETERNA e passou a viver naturalmente       (sujeito a morte e as enfermidades ). Como podemos recuperar essas dádivas perdidas ? O pecado nos enfermou e nos impossibilitou de praticarmos a FÉ SOBRENATURAL, de crermos e confessarmos o verdadeiro Deus.
   Quando o homem, como Abraão, ouve a voz de Deus( a Palavra de Deus) e crê e obedece, sua FÉ SOBRENATURAL lhe é imputada por JUSTIÇA. Por quê ? Porquê a atitude mais injusta, do homem, foi duvidar do seu CRIADOR. Após o Senhor o criar a SUA IMAGEM E A SUA SEMELHANÇA, criar todas as coisas no CÉU e na TERRA e subordinar toda criação ao homem, esse se volta contra ELE e cria ídolos e os adora e diz: “Eis aqui, ó Israel, o deus que te tirou da terra do Egito”. Que injustiça ! que maldade digna de morte !
   Portanto, quando a criatura confessa e glorifica ao seu Criador, nada mais justo do que isso. ELE nos criou e nos deu tudo de bom. Somos justificados ao ouvirmos sua PALAVRA e termos FÉ SOBRENATURAL, nela. Você não acha uma injustiça, sem tamanho, termos uma Nação tão bela e abençoada como o Brasil, e uma tal de “Aparecida do Norte” ser a padroeira da nossa Pátria ? Quem é esse ídolo ? O que ela fez por nós ? Pois ela é adorada, cultuada e glorificada. Que maldade ! Que injustiça !
   Então, meu amigo e minha amiga, somos justificados pela FÉ SOBRENATURAL e não por qualquer obra ou atitude que tomarmos. A FÉ VERDADEIRA, NO DEUS VERDADEIRO, nos devolve a vida eterna e a comunhão que havíamos perdido com o Senhor. No Próximo mês, te falarei da única e principal atitude que todo ser humano precisa tomar para adquirir a FÉ SOBRENATURAL.


Pastor e Professor José Pereira Sotéro.