quarta-feira, 16 de novembro de 2011

!"O UNGIDO DO SENHOR"

O Ungido do Senhor
I Sam. 15: 26 – 16: 1

Estudar a Palavra do Senhor é algo Maravilhoso. Ter o Espírito Santo como orientador e “revelador de mistérios”, é algo melhor ainda. O nosso adversário, entre outras armas, tem duas, que muito nos prejudica: O complexo de superioridade e o de inferioridade. Ambas são, terrivelmente, prejudiciais à Obra do Senhor com cada um de nós. É certo que a vontade do Senhor prevalece. Porém, o tempo e a maneira como SUA vontade acontece, pode se alterar; e muito.
Estudando os Livros de Samuel, vemos a prática da unção dos escolhidos, do Senhor, Profetas e Sacerdotes, se estender, também, aos Reis. Profetas e Sacerdotes poderiam ser ungidos quantos o Senhor chamasse. Porém, o Rei deveria ser um só. Quando o Reino se divide, passam a ser dois: O de Judá e o de Israel. Parece que Davi e outros não entenderam isso. Se o Senhor rejeita um Rei e manda ungir outro, o anterior deixou de ser ungido do Senhor. A unção política e imperial não é como a unção Sacerdotal e Profética.
Saul foi o primeiro Rei de Israel. A própria Nação não sabia, ainda, como lidar com a situação. Samuel tentou, ao máximo, manter Saul em seu cargo. Como o Senhor insistiu na rejeição, o Profeta e Sacerdote obedeceu e ungiu a Davi como Rei. Para que ? Você já estudou e reparou que a unção de Samuel não teve, sobre Davi, o efeito que deveria ter? Davi rejeitou e fugiu, como pôde, de tal unção. Quando ele veio a tomar a postura que Deus esperava dele, anos depois, inclusive, Samuel já havia morrido sem ver o cumprimento do que o Senhor lhe mandara fazer, estava em Hebrom e foi ungido Rei, pela tribo de Judá.

Vamos estudar, os fatos e os acontecimentos, com calma e dedicação e tirarmos conclusões fundamentadas e seguras. Você precisa, primeiro, se despir da sua visão Cristã e entender que estamos na aliança da Lei e não da Graça. Davi é revelado, a todos, como alguém diferente, quando mostra zelo pelo Senhor e amor pela Nação de Israel. Isto aconteceu quando ele, ainda adolescente, viu o gigante Golias desafiar ao Senhor e humilhar a Nação de Israel. Ele, cheio do Espírito de Deus, matou o gigante e, com isso, proporcionou a Israel um grande livramento com relação aos filisteus. Toda a Nação via nascer, naquele jovem, um grande líder e Imperador para todo o povo de Israel. Você sabia que quando isso aconteceu, Davi já tinha sido ungido por Samuel ?
Após a unção, caberia ao Senhor criar as situações para que Davi chegasse à função no Reino de Israel. Você sabia que um “espírito mal da parte do Senhor”, começou a perturbar a Saul e só saía com a ministração de Davi ? Davi passou a frequentar o Palácio e fez amizade com o herdeiro, legítimo, do Trono e que o mesmo sabia e aceitava que Davi seria o Rei e que ele seria o segundo com ele ? Para você conhecer esses fatos, precisa ler os livros de Samuel e os livros dos Reis de Israel. Em estudos anteriores, falamos sobre a vontade perfeita de Deus e sua vontade permissiva. Você diria que as coisas só acontecem como Deus quer e na hora que ELE quer. É verdade. ELE é Senhor e sabe como tudo será, antes que seja. Mas … para nós que somos “Arminianos”, onde fica a questão do livre arbítrio ?
Desde os doze anos tenho profecias e revelações sobre minha “chamada Pastoral”. Muitos dos meus amigos atenderam o chamado e foram para o Seminário logo após o término do segundo grau. Eu, apesar de estar envolvido com a Obra do Senhor, resisti, ao máximo. Quando fui, já estava casado, tinha dois filhos e era Presbítero e vice presidente da minha Igreja local. Isto me fez passar e viver situações que o Senhor não queria para mim. SUA vontade prevaleceu, pois, como bom servo, acabei cedendo ao seu meigo chamado. Quantas “cabeçadas”. Quantos descaminhos … até estar no “centro da vontade do Senhor”. Com Davi não foi diferente. Você alguma vez achou, que o Senhor queria ver o seu ungido morando e vivendo com os Filisteus ? Queria ver o “SEU campeão” se fazendo de louco e babando sobre a barba para poder sobreviver ? Claro que não. O Senhor unge a nossa cabeça e essa unção desce sobre a nossa barba. ELE controla nossa “mente”(cabeça) e nossa “honra”(barba). Você sabia que, no Velho Testamento, a barba simbolizava respeito e honra ? Como você acha que o Sacerdote e Profeta Samuel, viu a fuga de Davi para os Filisteus ? E a Nação de Israel, quando viu o “seu herói” ir morar com o inimigo ? Se eu fosse Samuel, pensaria: “ Será que foi mesmo o Senhor que me mandou ungir esse rapaz ?” E ele morreu, nesse período, sem ver o jovem reinando. Você sabia que Davi não só foi morar com o inimigo, mas … queria vir lutar, por ele, contra o povo do Senhor ?!?! E agora, você sabia que tudo isso está acontecendo( a narrativa registrada ), com a aprovação do “mundo Cristão”, porque Davi respeitou, até o último momento, o “ungido do Senhor” ?
A que senhor esse Saul servia ? O Deus de Israel, no texto que te apresento acima, diz que o tinha rejeitado e que não deveriam ter dó dele. Este Deus, que é fiel e cumpre a SUA Palavra, entregou a Saul, nas mãos de Davi, por duas vezes. Olha o que Davi diz: “O Senhor te entregou em minhas mãos mas eu te poupei.” O que isto quer dizer ? Que a misericórdia de Davi é maior que a do nosso Deus ? Onde está aquele jovem zeloso pelo Senhor e pela Nação de Israel ? As palavras de Golias não fizeram tanto mal, a Israel, como as atitudes de Saul. Ele, sem a mínima misericórdia, matou todos os Sacerdotes do Senhor. Se soubesse que Samuel havia ungido a Davi como Rei, o mataria, também. Os valentes, de Davi, o teriam eliminado, sem “piscar” duas vezes. Não consigo ver a “Graça do Senhor”, em Davi, quando ele age da maneira que age. Já ouvi muitas pregações sobre o tema. Nenhuma me convence de que a vontade do Senhor não era a morte de Saul, com honra, pelas mãos dos valentes de Davi. Os Cristãos afirmam que é Deus, mostrando sua Graça( favor imerecido), para Saul, através de Davi, na época da Lei. Será ? Contrariando SUA Palavra, profecias e revelações para mostrar SUA Graça, na Aliança da Lei, por amor a Saul ? Não seria mais fácil e mais coerente admitir que esse foi mais um dos erros de Davi ? Que Davi não creu na sua unção, como Rei, e que, tomado por um complexo de inferioridade, se apresentava, a Saul, como um “verme”, uma “pulga”, alguém desprezível e insignificante ? O próprio Saul, quando está morrendo, declara que preferia morrer pelas mãos de um “circuncidado” e valente. A vontade do Senhor prevaleceu. Davi se torna Rei de Israel. Porém, fica aqui esta meditação. Estude-a, com carinho, e tire as suas conclusões. Espero que te edifique e te faça conhecer, melhor, a vontade e a Palavra do Senhor em nosso dia a dia. Amém ? Maranata !

Obs: Tive o privilégio, singular, de, durante dez anos, trabalhar com o Seminário Interno e de lidar com os “chamados do Senhor”. Preocupava-me saber como encaravam o Ministério Pastoral. Era um cargo de destaque e grande importância ou uma oportunidade de servir, ao Senhor e ao “SEU rebanho”, com dedicação e amor ? Davi via a sua unção real, como algo importante e “alto demais” para um jovem simples e de família humilde. Ele não entendia que o Senhor o queria como “Pastor de Israel”. A Nação estava perdida e desorientada. Precisava da sua liderança e comunhão, com o Deus vivo e real, para descansarem e encontrarem “pastos verdejantes e águas tranquilas”. Como encaramos nossa liderança ? Somos autoridades eclesiásticas ou somos servos, à serviço do Reino e dispostos, a tudo, para que o “rebanho do Senhor” fique livre “do lobo, do leão e do urso” ? JESUS ESTÁ VOLTANDO !

Pastor e Professor José Pereira Sotéro.