quinta-feira, 18 de abril de 2013

PREDESTINAÇÃO E LIVRE ARBÍTRIO


CALVINISMO E ARMINIANISMO
( PREDESTINAÇÃO E LIVRE ARBÍTRIO )

           Os temas, Teológicos, em sua maioria, são polêmicos e contraditórios. Ao serem “rotulados”, as vezes, recebem nomes e “endereços” que estão aquém das suas realidades. A Filosofia, por exemplo, é atribuída aos Gregos. Sabemos que muito antes de Sócrates, Aristóteles e Platão, existiram pensadores e sábios em várias partes do mundo. Porém, como os Gregos se destacaram e deram grande contribuição, pareceu bem dar, a eles, a origem da Filosofia.
          Muito antes de Calvino, a predestinação já era ensinada e discutida. Muito antes de Armínio, o livre arbítrio era crido e praticado. Creio que temas, como esses, não salvam nem condenam, ninguém. Porém, eles nortearão nossa fé e nossa prática, religiosa( falo do sentido puro e verdadeiro da palavra religião ).
          Cada um de nós somos únicos e temos nossos temperamentos e maneiras, de pensar. Deus é e era antes da Nação de Israel existir. Onde houver um ser humano, há uma “partícula” do Deus criador de todas as coisas. Por mais que o ser humano se degrade e se transforme em “morada de demônios”, nenhum homem ou mulher será criação do diabo. Viemos de Deus e toda nossa capacidade, criativa e inovadora, veio do SENHOR.
              Teria grande dificuldade de crer e de aceitar um Deus, predestinador. Um Deus que já escolheu quem vai se salvar e quem vai se perder. Um Deus que, se permitisse o livre arbítrio, estaria ofendendo e limitando a SUA SOBERANIA. Amo a SOBERANIA, DIVINA, exatamente por ela ter permitido e capacitado o homem para fazer escolhas. Me rendo a SUA SOBERANIA, voluntariamente, e por amor àquele que ME AMOU, PRIMEIRO, me torno um “ESCRAVO DE ORELHA FURADA”( aquele que, tendo a opção de ir embora, fica, POR AMOR AO SEU SENHOR ). Louvado e Glorificado seja o MEU SENHOR !
              Meu entendimento sobre o Calvinismo se limita a vê-lo e entendê-lo como um “mau necessário” à sua época. Explicando: Como a Reforma, Protestante, veio “recheada de Humanistas”, de pessoas que intensificaram o valor, humano, e, até colocaram o homem como o “centro do universo”, creio que nada melhor para combater tal heresia que “destituir o homem do seu livre arbítrio e de sua capacidade de fazer escolhas”. Era o oposto daquilo que estava em evidência, secularmente. É como vejo o Calvinismo.
           Como disse, anteriormente, cada um de nós tem a sua história e, singularmente, sua capacidade de pensar. Todo o meu estudo e conhecimento, Bíblico, não resistiria a um “deus de cartas marcadas”. Creio, como o ar que respiro, que toda a HISTÓRIA, BÍBLICA, é cativante, conquistadora e contagiante à qualquer mente ou “coração” capaz de se emocionar e se convencer sobre o certo e o errado, o bem e o mal e a verdade e a mentira. Se não tenho tal capacidade, por que ELA é, assim, tão linda e tão perfeita ? Se os salvos são ELEITOS e separados, por Deus, para que tanta beleza e tanto amor, revelado e comprovado, por cada um de nós ? Se não sou capaz de fazer escolhas, como entender um “JUÍZO, FINAL” ? Não haverá julgamento, nenhum. A Escatologia, sobre o GRANDE TRONO, BRANCO, não passa de “estória de carochinha”. NÃO TENHO RESPONSABILIDADE SOBRE OS MEUS ATOS. Não darei conta, deles.
          Se você me perguntar se nunca li ou estudei sobre ELEIÇÃO ou PREDESTINAÇÃO, na Bíblia, te responderia que li e estudei, muito. Que todos são eleitos e predestinados para a SALVAÇÃO. Que O SENHOR não quer que ninguém se perca. Que as crianças pertencem AO SENHOR. Que, após perdermos a inocência, seremos influenciados por aquilo que nos é ensinado e faremos escolhas, que nos salvará ou nos condenará. Que a PREDESTINAÇÃO, Bíblica, é COLETIVA e não INDIVIDUAL. Existe um POVO PREDESTINADO PARA MORAR NO CÉU. Quem é esse povo ? Todo àquele que for lavado e remido PELO SANGUE DE JESUS. Qual o povo predestinado para a perdição ? Todo àquele que rejeitar o FILHO DE DEUS, como ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR. Isso é fato e está ESCRITO, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO.
          O SENHOR, que é ONISCIENTE, ONIPOTENTE E ONIPRESENTE, sabe de tudo, antes que aconteça. Por isso, sabe o que se perderá, quando ele ainda está no ventre, materno. Sabe o que se salvará, quando ele ainda não tinha feito escolha, nenhuma. Isso, absolutamente, não quer dizer que ESCOLHEU UM PARA A SALVAÇÃO E O OUTRO, PARA PERDIÇÃO. O DEUS que aprendi a AMAR E RESPEITAR não cometeria tamanha ARBITRARIEDADE. ELE NÃO NEGA A SI, MESMO. Aprendi, com ELE, a respeitar as escolhas das pessoas. Por isso, respeito, considero e amo os meus IRMÃOS, CALVINISTAS. Maranata !


Pastor e Professor José Pereira Sotéro.