sábado, 1 de outubro de 2011

"Doutor em Divindade"

“DOUTOR EM DIVINDADE”
Filipenses 3: 4 ao 8

   Quis, o Senhor, que me enveredasse pela senda da Teologia e da Filosofia, com esmero e dedicação. ELE, desde a minha adolescência, guiou os meus passos em direção ao estudo e a pesquisa auto-didata. Para entender, melhor, a Teologia, senti necessidade de estudar Filosofia, para conhecer o conhecimento humano(Gnoseologia) e, assim, entendendo o ser humano, seus altos e baixos, suas conquistas e limitações ...etc, poder buscar o conhecimento “do Alto” e o sobrenatural, que a lógica humana não aceita nem é capaz de compreender (a não ser com a ajuda do Espírito Santo ).
   Tenho sido feliz em meus estudos e, em cada área, aprendido com pessoas dedicadas e capazes. Na Teologia, entre outros, fiz um curso com o Pastor e professor Russell Shedd; na Filosofia, entre outros, tive o prazer de me tornar amigo e admirador, do Pastor e professor Ricardo Gouvèa( entre outros almoços, almocei em sua própria residência, com sua digníssima esposa que, além de professora é, também, uma maravilhosa cozinheira ).
   Fico estarrecido com a ousadia e a “cara-de-pau” humana, para criar títulos e patentes para si mesmo . O Senhor Jesus quando falou de João Batista como Profeta, disse que ele era mais que profeta, porém, que o menor no Reino do Céu, era maior do que ele. Muitos profetas se desviam, no caminho( como a história do profeta novo e do profeta velho, no Velho Testamento ). Portanto, quem já está no Céu e alcançou a Eternidade com Deus, é maior que qualquer ostentador de títulos, aqui, visto que não se tem certeza que chegará lá e que, lá, os títulos terrestres não tem valor.
   Os “sábios desse século” resolveram trazer, de volta, o título de Apóstolo, que só foi dado a quem andou com o Senhor, e ao Apóstolo Paulo, como um “nascido fora de tempo”. Os Pais da Igreja, dos primeiros séculos, homens sábios e cheios do poder do Senhor, com histórias de vidas maravilhosas e dignas de louvor, jamais ousaram se intitularem Apóstolos. Porém, agora, no “fim dos tempos”, época de esfriamento da fé e crescimento das heresias, “pipocam” apóstolos por todos os lados e beiras. Tire suas conclusões.
   Entretanto, o que mais me deixa encabulado e estarrecido, é o cidadão se intitular “doutor em divindade”. Qual a Instituição ou o homem que é capaz de fornecer, a alguém, tal título ? Será que o dito cujo fez estágio no Céu, para ser “Doutor” na Divindade do Senhor ?
   Durante alguns anos, dei aula de Heresiologia e, até, seria capaz de engolir o título de “Doutor em divindades”( não para mim, que não me especializei ). Sei de homens que se especializaram e que entendem, tudo, sobre deuses e divindades de todas as raças, línguas, tribos e Nações. Quando surgiram, como surgiram, o que fizeram e o que ensinaram( o que fazem e ensinam, até hoje ), e onde surgiram, entre os povos. Quem sabe tudo isto, pode ser “Doutor” nesse assunto.
   Se alguém deseja o título de “DD”, posso engolir, também, o de “Doutor em “Deserto””; visto que, muitos servos do Senhor, passam por tantas lutas e tribulações, aqui, que acabam dominando, bem, esse assunto( já estou fazendo o “Mestrado” nessa área e, logo, logo, serei doutor ).
   Creio ser uma grande heresia, alguém se intitular “Doutor em Divindade”, se essa Divindade é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A Palavra do Senhor afirma que assim como o Céu é distante da terra, os caminhos e os pensamentos, do Senhor, são distantes dos pensamentos e caminhos, dos homens.”Doutor em Teologia, tudo bem. A Teologia é uma ciência humana e podemos alcançar o seu “Doutorado”. Mas ... “Doutor em Divindade”, meu irmão ... me perdoe, não dá para engolir.
   Termino essa reflexão, com uma poesia, que fiz, há alguns anos atrás, e que foi publicada no Voz Wesleyana, da época, intitulada: Seminarista Wesleyano: “Para ser chamado, por Deus, não precisa ter diploma.  Àquele, porém, que é zeloso, uma atitude toma.Ele busca o saber e procura interrogar, pois, precisa aprender para, depois, ensinar. Não despreza a Oração; ele é espiritual. Tem, em Cristo, a solução, para a “Dúvida Racional”. Tira, da Homilética, o que é bom; e da Hermenêutica, também. Sabe qual é o “melhor dom” e de onde ele vem. A “letra”, se for mal usada, causa danos ao Ministério, porém, se for bem aplicada, todos levarão à sério. É bom dominar as matérias, que serão teu “dia-a-dia”. E nem mesmo em tuas férias, desprezes a Sabedoria. O princípio, dela, é ... o “Temor do teu Senhor”. Use, sempre, a tua FÉ e nunca penses que és Doutor. Fazendo, assim, tu serás mais que um grande APOLOGISTA. Te desejo “Graça e Paz”, meu irmão(ã) SEMINARISTA.” Amém ? Maranata !


Pastor e Professor  José Pereira Sotéro .