sexta-feira, 16 de junho de 2017

Liderando os "Adultos".

LIDERANÇA  DE  ADULTOS
I Cor. 13:11 – 14:20 e Ef. 4:14.f
- Como servir, bem e com resultados, eficazes.
Trabalhar com ADULTOS e ser um “adulto”, na casa do SENHOR, não é nada fácil. Precisamos pedir, ao Espírito Santo, sabedoria e maturidade para agirmos com responsabilidade. A Palavra nos aconselha a ser CRIANÇA, na maioria das vezes. Portanto, precisamos de DISCERNIMENTO, para sermos ADULTOS no momento certo. “Há tempo, para tudo, debaixo do Sol”. Quanto mais nos é dado, mais nos será cobrado. Com o crescimento, “em estatura, espiritual”, temos que buscar a melhor qualidade para o nosso serviço. O SENHOR não terá por inocente, quem fizer a SUA OBRA, relaxadamente. Dito isto, temos MINISTÉRIOS que nos ajudam a fazer um bom trabalho com os adultos, da Igreja. Temos o Ministério com Homens, o com mulheres, o com casais, o com adultos, solteiros,  o com viúvos e divorciados e o da Terceira Idade. Antes de falarmos sobre eles, preciso ressaltar que sem ORAÇÃO e ESTUDO, BÍBLICO, não conseguimos chegar a lugar nenhum( não com a bênção, do SENHOR ).
- Ministério com Homens – Destacar a função, dos homens, como “sacerdotes, do lar”. Os casados já são e os solteiros, serão. Destacar a função, do homem, como “cabeça”, porém, combater, com veemência, o “Machismo”.
- Ministério com mulheres – O líder deve ensinar, as mulheres, a submissão. É um tema combatido e rejeitado nos dias, atuais, porém, um ensino, fundamental, para o alicerce da Família. Se a mulher, verdadeiramente, for amada, como manda A PALAVRA, não terá dificuldade de se submeter. Combater o Feminismo.
- Ministério com casais – A sociedade, atual, trabalha, mesmo inconscientemente, contra a FAMÍLIA. Precisamos ensinar, ao casal, a priorizar os valores familiares. O respeito que ambos devem ter, um pelo outro, é essencial. O AMOR, declarado não só por palavras, deve ser demostrado a todo tempo. Só assim, a FAMÍLIA cumprirá o papel estabelecido, por DEUS, para ela, na sociedade.
- Ministério com Adultos, solteiros. Os que optam pelo celibato ou passam dos 40, sem se casarem, por algum motivo; merecem um carinho e atenção, especial. Quando estão bem decididas do que estão fazendo, tudo bem. Porém, quando por priorizarem o trabalho e a vida pessoal e individual, não compartilham seus sentimentos e carências, afetivas, com o sexo, oposto; devem ouvir e aprender sobre as consequências da escolha, feita. A Igreja deve se preocupar, com isso.
- Ministério com viúvos( as ) e divorciados( as ).
A Igreja e sua Liderança deve se preocupar com pessoas que viveram o “trauma” da perca e da separação. Somos a ESPERANÇA para os decepcionados e derrotados. Se a Igreja não se importa, quem se importará ?
- Ministério da Terceira Idade ou “melhor, idade” – Os idosos, merecem respeito e consideração. O que fizermos, por eles, O SENHOR recompensará.
 - Todos esses MINISTÉRIOS, envolvendo os Adultos, devem ter uma DIRETORIA.  Para se fazer um bom trabalho, deve se ter um Diretor, um vice, uma secretária e um tesoureiro. Deve se estabelecer uma “mensalidade”, mínima, para terem dinheiro para eventos e festividades, sem precisarem recorrer à  tesouraria, da Igreja. Para que o movimento, financeiro, por menos que seja, não seja um “caixa dois”, o tesoureiro, do Ministério, deve comunicar as entradas, ao tesoureiro da Igreja. O tesoureiro, da Igreja, registra, a entrada, em suas “entradas, oficiais”, e dá saída, do mesmo valor. O dinheiro, portanto, fica com o Ministério, que o administrará conforme for necessário. Para cada MINISTÉRIO, ESPECÍFICO, deve se ter um Grupo de INTERCESSÃO( nenhum trabalho, na Igreja, terá “sucesso, espiritual”, se não for “regado” pela ORAÇÃO ) .
OBS: São, apenas, sugestões para um bom desenvolvimento, dos Adultos, da Igreja. Esperamos que nossas informações sejam úteis. Um abraço !



Pastor e Professor José Pereira Sotéro.