quarta-feira, 27 de junho de 2012

"Dicotômicos ou Tricotômicos, o que somos ?"

Tricotômicos ou Dicotômicos, o que somos ?
I Tes.5:23

Por esses dias, estava conversando com um Professor, no Ceforte, sobre a Trindade Divina. Após um bom tempo de conversação, chegamos a conclusão que, verdadeiramente, temos dificuldades para entender esse Mistério. Recordamos que, já no primeiro século da Era Cristã, surgiram várias heresias sobre essa doutrina. No nosso encontro Distrital do “Coração Abrasado”, coube a mim a tarefa de ministrar sobre “Cura Interior”. Estudando, um pouco mais, sobre o ser humano, lembrei-me que, também, somos trinos. Que os Teólogos se dividem entre Tricotômicos e Dicotômicos e que temos, até para esse entendimento, dificuldade de interpretação.

Na verdade, toda Doutrina Teológica jamais alcançará unanimidade. Um dos nossos Professores, Presbiteriano, Calvinista, falando sobre o Arminianismo, afirmou: “Nós, Calvinistas, estamos cheios de costumes e termos Arminianos e, vocês, Arminianos, já se habituaram com práticas e expressões Calvinistas.” Portanto, fica difícil defender posturas Teológicas definidas. Vamos, porém, tentar esclarecer, um pouco mais, a Tricotomia e a Dicotomia.

De acordo com o texto e com o que cremos, temos corpo, alma e espírito. Os estudiosos da língua Hebraica( Velho Testamento ) e Grega( Novo Testamento ) afirmam que muitos textos onde a palavra alma está registrada, poderia estar espírito e, muitos textos onde a palavra espírito está registrada, poderia se ler alma. Sendo assim, nossos irmãos que defendem a Dicotomia, fazem uma “fundição” entre alma e espírito e passa a prevalecer a palavra alma. Então, o ser humano tem corpo e alma( alma + espírito = alma ). Para nós, Tricotômicos, alma é alma e espírito é espírito. Pelo menos é o que deveria ser, se nos “intitulamos” Tricotômicos.

Nossa primeira contradição está em quando afirmamos que vamos ganhar uma “alma para Deus”. É claro que se o homem é trino, ganhamos um corpo para Deus, uma alma para Deus e um espírito para Deus. Porém, se quiséssemos fazer diferença, entre os Dicotômicos e nós, diríamos que ganhamos um “espírito para Deus”. Pois, nessa divisão, é o espírito que é ETERNO. A alma seria sentimentos superficiais, instintos e “senso mínimo” da própria espécie. Alguns Seminaristas criticaram, um antigo Professor, por ele ter afirmado que a galinha tem alma. Sim, nessa postura Teológica, todos os animais tem “alma”. O animal é Dicotômico, tem corpo e alma e o ser humano é Tricotômico, tem corpo, alma e espírito.

O espírito, seria a própria semelhança de Deus em nós. Seria a nossa capacidade de raciocinar, de entender e obedecer aos ensinamentos do Senhor. Os animais, com seu corpo e “alma”, não seriam capazes de cumprir ou de entender os mandamentos e revelações de Deus. Suas “almas” ou instintos, até, são capazes de fazê-los executar algo bom, tal como, ter, um pouco, de amor; ter, um pouco, de compromisso; ter, um pouco, de responsabilidade... porém. Jamais conhecerão tais sentimentos em sua TOTALIDADE. A “alma” seria temperamental e superficial. Só o espírito, IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, EM NÓS, seria capaz de possuir a intensidade de tudo.

Os nossos irmãos, Dicotômicos, classificam os animais como corpo, unicamente, corpo. Os seres humanos são corpo e alma. Creio que a Tricotomia é mais perfeita: Os animais são corpo e “alma”, onde estão seus instintos e incompletos sentimentos; e os seres humanos são corpo, alma e espírito, onde estão a IMAGEM e a SEMELHANÇA do Senhor.

Esse conhecimento e interpretação nos levam a outras conclusões: A verdadeira Conversão se dá no ESPÍRITO e não na ALMA. A alma é sentimental e “leviana”. Só os Convertidos, no espírito, são capazes de morrerem pela causa do Evangelho e de oferecerem, para Deus, o VERDADEIRO CULTO RACIONAL. A Teologia define os “espíritos caídos”( demônios ) como “ Espíritos Eternamente Separados de Deus”. Um ser humano que se “perde eternamente”, se torna semelhante aos Anjos caídos. Então, nosso adversário batalha para “roubar teu espírito”. Enquanto ele estiver agindo, unicamente, na tua alma; ainda há esperança. Quando ele alcançar teu espírito, você já terá PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO e aí, só te restará a CONDENAÇÃO ETERNA. Que o Senhor tenha MISERICÓRDIA de nós. Amém ? MARANATA !


Pastor e Professor José Pereira Sotéro.