quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O "EVANGELHO EGOÍSTA II e a TEOLOGIA DO "SE"

O “EVANGELHO EGOÍSTA II e a TEOLOGIA DO “SE”


Muito bem, se você der ouvido ao que diz esses tais “líderes espirituais”, agirá como uma criança manhosa e má educada.
     Meu filho pequeno, uma certa vez, desejou pegar o fogo. Sabendo as conseqüências que isso traria sobre ele, fiz, de tudo, para mantê-lo afastado do mesmo. Já vi crianças fazendo pirraça e, até, rolando pelo chão, por querer algo que os pais não queriam lhe dar.
     É isso que eles ensinam. Ouvi um deles dizer que se a bênção não vier, ele rasga a Bíblia, publicamente. Ao conseguir a tal “bênção”, o crente testemunha a vitória alcançada( vou te falar, mais à frente, sobre essa fé ). O que você não sabe é o que acontece depois.
     Já vi crentes que, ao não ouvir a voz do Senhor, nem buscar o discernimento do Espírito Santo, lutar por uma bênção como um emprego bom ou um grande casamento, e, após alguns meses, descobrir que a tal “benção” era uma “furada”.
     O emprego, apesar do bom salário e das vantagens sociais e econômicas, o afastou, completamente, de sua “vida com Deus”. O casamento, apesar do “bom partido”, condição social e aparência, terminou, em poucos meses, em divórcio. Eles não voltarão a gravar o “testemunho”.
     As vezes, o Senhor tem mesmo tais bênçãos para nós. O “Tempo do Senhor” é uma peça, fundamental, na firmeza e permanência da nossa bênção.
    Suponhamos que eu te convide para almoçar em minha casa. Pedi para que fosse feito um “prato especial” e uma bela sobre-mesa. Você, ao chegar, resolve mexer nas panelas e experimentar o que será servido, inclusive a sobre-mesa. O que pensarei de você ? Ainda que você seja da família, será uma grande falta de educação e não sei se te convidarei, novamente. Tudo ali era para você. A  seu tempo seria servido, de bom grado e com alegria. Por que a precipitação ? Por que tomar posse dessa forma mau educada e fora de hora ? Você gostaria da atitude de tal pessoa ? Por que será que eles acham que Deus aceitará e aprovará tal atitude ?
     Nossa precipitação e irreverência nos conduz a derrota. O não “esperar no Senhor” e o não “pedir o discernimento do Espírito Santo” pode nos levar a vergonha e a destruição.
     Dito isso, quero te falar sobre a Heresia do “se”. Esses “determináveis” dizem que se existir um “se” em sua oração, ela não será atendida.
     Há diferença entre o “se” dos que não acreditam, e o “se” dos que querem que a vontade do Senhor prevaleça. Você está lidando com Deus. Ele conhece os corações. Por que ensinamos o uso do “se” ? porque sabemos das nossas limitações e, nem sempre, sabemos o que é melhor, para nós.
     Posso te citar vários textos Bíblicos sobre o assunto. Porém, vou te citar Jesus e a carta de Tiago. O Senhor Jesus, quando está orando, como “filho de Maria”, ele diz: “ Se for possível, passa de mim esse cálice ...”( aqui está uma grande heresia da Igreja Cristã Católica, a de não saber discernir o filho de Deus, do filho de Maria. Maria é mãe de Jesus e não “mãe de Deus”.). O ser humano, filho de Maria, temia o sofrimento que teria que passar. Orou, como um servo fiel, e pediu que prevalecesse a vontade de Deus. Tiago, em sua carta, diz que o bom cristão não deve afirmar o que irá realizar amanhã. Deve dizer: “Se Deus quiser, Farei isso ou aquilo.”
     Portanto, meu amado(a), use o “se” como reconhecimento da sua limitação de conhecimento e da sua submissão  àquele que TUDO SABE, TUDO PODE E TUDO VÊ. A VONTADE DELE PREVALECERÁ E ELA É A MELHOR PARA TODA A HUMANIDADE. Amém ? Maranata ! ! 

Pastor e Professor José Pereira Sotéro.