terça-feira, 13 de setembro de 2011

O " EVANGELHO EGOÍSTA"

O “EVANGELHO EGOÍSTA”


     E aí ? Você está lendo o Novo Testamento ?  É preciso que conheças, e bem, os Evangelhos e os alicerces da Igreja, no livro de Atos e nas demais cartas-Bíblicas.                                                                                                          Adotei, em nossa conversação, não citar versículos soltos, porém, meu objetivo é despertar seu interesse e curiosidade em conhecer, melhor, a Palavra de Deus.                                                                                                      É inacreditável como, por  preguiça    e comodismo, pessoas se satisfaçam e formem opiniões sobre assuntos tão sérios e responsáveis, em                       cima de um ou dois versículos, soltos e, as vezes,                   fora do contexto.
     Os Espíritas usam o Evangelho; porém, seus líderes citam, para justificar sua principal doutrina, a da reencarnação, quatro ou cinco versículos distorcidos, sobre o Novo Nascimento e sobre João Batista ser a reencarnação de Elias (  que nem morreu ), e é o suficiente para que todo o restante dos registros sejam ignorados e se defenda a doutrina da reencarnação.
     As Testemunhas de Jeová usam o Evangelho; porém, seus líderes citam, para justificar sua principal doutrina, a de ser Testemunha de Jeová e não de Cristo, alguns versículos do Velho Testamento, e é o suficiente para  que ignorem os ensinamentos de Jesus, nos Evangelhos e em Atos dos Apóstolos, nos ordenando e nos dando poder para sermos suas Testemunhas; e defendam tal doutrina.
     O que é isto ? Preguiça mental ? Lavagem cerebral ? É claro que não ignoramos o trabalho sujo e sutil do nosso adversário, porém, ele trabalha em “brechas” deixadas pelos humanos. Qual o seu grau de interesse em conhecer a VERDADE ?  A Bíblia está na sua mão e você não a lê ? Que importância você dá ao tema: VIDA E MORTE, ETERNA ?
     Vibro com os estudantes que lutam, com todas as forças, para passarem no vestibular. As vezes, para entrarem em uma Universidade Federal, estudam e pesquisam dia e noite, para alcançarem seus objetivos. Advogados, médicos . . . que estudam processos e livros, enormes, em busca de vitórias e soluções. A Bíblia é o livro dos livros. É a carta, de Deus, para os humanos. Qual a importância que você dá a ela ? Qual o seu grau de interesse em conhece-la, toda ?
     A Palavra de Deus foi inspirada pelo Espírito Santo. ELE quis que o Velho Testamento se iniciasse em Gênesis e terminasse em Malaquias. ELE quis que o Novo Testamento se iniciasse em Mateus e terminasse em Apocalipse. Por que, de repente, eu só gosto do livro dos Salmos ? Por que, de repente, eu prefiro versículos de promessas e textos do meu interesse ? Preciso ler a Bíblia toda. Preciso fazer uma leitura séria e sistemática do Velho e do Novo Testamento. É um “crime espiritual”, você ser “Evangélico” a mais de cinco anos, não ser analfabeto ou cego, e ainda não ter lido a Bíblia toda. Cuidado ! Você corre risco de morte eterna.
     Dito isto, quero te falar sobre uma “heresia evangélica”, que poderíamos chamar de “caçadores de promessas” e de “cobradores de promessas”. São os “determináveis” Por desconhecerem quem Deus é e quem nós somos, eles determinam e ordenam, a deus ( um ídolo que eles possuem e manipulam), que faça o que eles querem, na hora que eles querem e do jeito que eles querem.
     Deus é possuidor de todo poder, todo conhecimento e está presente em todos os lugares, ao mesmo tempo. O passado, o presente e o futuro é como um livro aberto, diante DELE.
     E nós, quem somos ? Somos limitados, mortais e indignos da Graça de Deus. A Bíblia diz que somos como a “erva”. De manhã, nascemos e florescemos, à tarde, murchamos e morremos. Nossa existência, terrena, é como um “conto ligeiro”.
     A Graça, que nos alcançou e nos tornou Cristãos ou Evangélicos, é favor imerecido. Jesus Cristo, filho de Deus, nos amou e, de maneira tão conhecida e popular, nos estendeu sua destra, de misericórdia e perdão. Qual o nosso direito ? Nosso direito é, em toda nossa rápida existência terrena, ser grato pelo “dom da Vida Eterna”, servi-lo, anunciando as Boas Novas de Salvação, com os lábios e com uma vida digna, para que outros entendam e aceitem que não é por capacidade ou merecimento, portanto, sem direitos próprios.
     Os “caçadores ou cobradores, de promessas,” manipulam as pessoas e, com versículos soltos e fora do contexto, provocam um “levante contra deus”, jogando em sua face, diz eles, os direitos adquiridos. O deus deles deve dormir e se esquecer. Eles dizem que precisam lembrar-lhe o que ele prometera. Se não lembrar e não cobrar, ele não paga. Esta semana, ouvi um afirmar que é só você contribuir, financeiramente, com o ministério dele, e ele se prontifica em fazer as cobranças. Disse que é especialista nesse mister.
     Até quando você será vítima dessas mentiras ? Até quando você vai ignorar o Deus verdadeiro e fiel ? Ainda que você descubra o “pote de ouro no final do arco-íris”, esse é “outro Evangelho”, o Deus verdadeiro não está nesse negócio. Ainda que façam “descer fogo do céu”, satanás está roubando a sua alma e a vida eterna, que Jesus conquistou para você; te oferecendo “os reinos desse mundo”.
     No próximo mês, vou te explicar como você está agindo e quais as conseqüências dessas tuas ações.

Pastor e Professor José Pereira Sotéro.