terça-feira, 24 de janeiro de 2012

"Qual seria o melhor lugar do mundo" ?

Qual seria o melhor lugar do mundo ?
Gên. 28: 10 ao 17.
Pertencendo a uma família simples e de poucos recursos, tive o privilégio de nascer e ser criado em uma Comunidade que viria a se tornar a maior, de toda a América Latina. A Rocinha foi idealizada por uma “turma de mineiros” que invadiram essa área verde, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, entre o Lebron e o São Conrado. Meu pai estava entre esses Mineiros. Quem conheceu a Comunidade, no seu início, sabe que o Sr. Batista, Mineiro, era o “grande administrador” da mesma; com poderes, inclusive, sobre a luz elétrica. Só tinha luz, em casa, quem tivesse o apoio e a aprovação do Sr. Batista.
Nessa turma estava, também, o Pastor Almir, Mineiro, líder da Igreja Batista Renovada que, como todos os “primeiros habitantes”, pegou uma grande área para si. Ele criou o “Vale da Bênção”, uma grande área, além do terreno da sua casa e da sua Igreja, que se tornou famosa pelas “Vigílias Pentecostais” que se realizava ali. Meu pai, também, tinha um bom terreno. Lembro-me que ele criava abelhas nas árvores do nosso quintal.
Quando a Igreja Metodista Wesleyana chegou, através do Pastor Ramis Rahal, Advogado, Metodista, de Copacabana, que aceitou o novo desafio do Avivamento e da Renovação Espiritual; mais ou menos no ano de Mil Novecentos e setenta, ainda existia o “Largo do Boiadeiro”, lugar onde a Igreja se estabeleceu e, hoje, é a Travessa Servidão Leste. Pois bem, o sonho dos Mineiros de uma “Rocinha” na zona Sul do Rio de Janeiro, foi por “água a baixo” com a “explosão demográfica” que acompanhou os anos subsequentes. Como ninguém tinha a Escritura dos terrenos, toda terra ociosa foi invadida e passou a pertencer a novos moradores. O Pastor Almir viu, com tristeza, seu “Vale da Bênção” se tornar em um grande amontoado de novas moradias.
Nasci em Mil Novecentos e sessenta e, nessa época, estava com dez anos de idade. Minha família se converteu e passamos a fazer parte dos quadros dessa Igreja que tinha nascido no ano de sessenta e sete. Tive a oportunidade de estudar em ótimas Escolas, no Lebron, Ipanema e Copacabana. Nosso Pastor e seus filhos, Saulo e Silas eram exemplos, para nós. Essa Comunidade, para mim, foi um lugar de Bênção e de crescimento Espiritual, intelectual e material.
Apesar de viver cercado pela violência, corrupção e imoralidade, nunca me senti vítima, direta, delas. Depois de muitos anos, ao aceitar o “desafio Missionário” e partir para lugares distantes dos grandes centros, me deparei em uma cidade onde pensei que estava no “melhor lugar do mundo.”
Após alguns meses nessa cidade, um carro de som começou a anunciar a chegada de uma “companhia teatral”, com uma peça que prometia ser um grande sucesso. Os cartazes, espalhados pela cidade, mostravam algumas cenas que foram consideradas “imorais”, pela maioria dos cidadãos. Parece que, em um certo momento, os Atores tiravam a roupa e jogavam para o público( nada de mais para quem foi criado na zona Sul do Rio de Janeiro ). Em uma entrevista, em um programa local, o entrevistador perguntou, ao Diretor da Companhia, se ele tinha certeza que a tal peça seria exibida ali. O mesmo, respondeu: - “Alugamos um grande galpão e temos permissão para exibi-la em todo o território Nacional. Portanto, não haverá impedimento.” O apresentador, retrucou: -”Tem certeza?”
Chegou o tão esperado dia da estreia da tal peça. O lugar foi invadido por “fazendeiros”, armados de espingardas e os atores foram expulsos da cidade. Fiquei maravilhado. Pensei, comigo mesmo: -”Que lugar é esse, Senhor ! Os valores e os bons costumes, familiares, são defendidos e preservados de forma radical e inegociável. Que bênção !” Escrevi, para parentes e conhecidos, dizendo que estava morando e “trabalhando” no “melhor lugar do mundo”.
Passado alguns meses, marcamos a comemoração do aniversário do “Círculo de Oração”. Nossa Igreja, no início da renovação espiritual, copiou muitas práticas das Igrejas Pentecostais mais antigas. O Círculo de Oração era uma delas. No primeiro dia da festa, após um belo culto, ao chegar em casa, fui surpreendido ao encontrar a porta arrombada e constatar que a casa tinha sido assaltada. Que surpresa desagradável e decepcionante para um “carioca” que nunca tinha sido assaltado e que achava que estava no “melhor lugar do mundo”.
O assalto foi completo, levaram roupas, objetos e elétro-domésticos. Eu, acima de tudo, estava envergonhado. Como escrever, para pedir ajuda, se a poucos meses havia escrito elogiando e enaltecendo a cidade ? A festa continuou. Não nos deixamos abater e glorificamos, ao Senhor, por tudo.
Passada algumas semanas, em um culto de oração e estudo Bíblico, recebemos uma visita “especial”. Uma senhora, de aproximadamente quarenta e cinco anos, se assentou lá atrás e participou do culto. Após, ela me procurou e disse: - ”Pastor, o senhor está precisando de  alguma  coisa   ?” Depois de uma boa conversa e de participá-la das ocorrências recentes, ela disse: - “ Sou uma pessoa abençoada, na área financeira, e o Senhor me usa para “socorrer seus servos”, segundo a SUA direção. ELE me disse para vir socorrê-lo e aqui estou. Tenho uma loja de materiais de construção, no centro da cidade e trabalho de segunda a sábado. No sábado, trabalho até a hora do almoço. O Senhor me disse que tudo que a loja vender, no sábado, das oito às treze horas, deverá ser entregue ao Pastor.” Eu fiquei maravilhado e disse, unicamente, amém e amém.
Estava, mesmo, muito feliz pelo carinho e cuidado do Senhor. Ela disse que o Ministério do Senhor, através dela, é socorrer Obreiros, financeiramente, no Brasil e até no exterior( o Senhor mostra o que fazer, quando e como fazer ). Era uma terça-feira e até sábado fiquei meditando nos acontecimentos. Meditei no texto, acima, e revivi a situação de Jacó. Há situações e lugares que, as vezes, não nos deixa ver a “escada” e os Anjos, subindo e descendo, cuidando e guiando o “servo do Senhor”. O lugar era “cinzento” e Jacó não tinha, por perto, sequer uma árvore. Um deserto, cercado de montanhas, sem fauna, sem flora, sem nenhuma paisagem que o levasse a contemplar a beleza da criação.
Esta palavra é para você, meu irmão( ã). Como você está ? Onde você está ? Aprendi que não é o lugar. Preciso estar no “centro da vontade de Deus”. Após a visão, apesar de ter dormido usando uma pedra como travesseiro, Jacó constatou que Deus estava naquele lugar. Apesar de tudo, ali era a “porta do Céu”. O Senhor manda te dizer que, apesar dos problemas que você está enfrentando, dos “dias cinzentos” que você tem vivido, o Senhor está aí, deixe ELE se revelar a você e mostrar que esta provação é a “porta do Céu” para sua vida. Sim, Deus está onde o servo DELE está. O melhor lugar do mundo é o “CENTRO DA VONTADE DE DEUS”.
Meu relacionamento com o dinheiro não é dos melhores. Já vi tantos “colegas” tropeçarem por causa dele que o considero um grande “risco espiritual”( a não ser para “mordomos” especiais, como esta senhora; que o usa para a glória de Deus ). O amor ao dinheiro é que é o problema, diria alguns. Certo, porém, pessoas amam coisas tão supérfluas, imagine aquilo que satisfaz seus caprichos e que as fazem mais poderosas que as demais . . . O Senhor tem me dado o que comer, o que vestir e um teto para me abrigar; sou grato, a ELE, por isso.
Não me lembro como foi meu sábado, me lembro, porém, que não fui procurá-la. No domingo, após a Escola Bíblica Dominical, fui ao endereço que ela me tinha entregue. Era um grande depósito de material de construção, e ela morava em uma casa, nos “fundos” do mesmo. A serva do Senhor me recebeu com alegria. Após uma breve conversa, ela pegou uma “caixa de sapato” e me entregou. Disse que em todos os anos que trabalha no sábado, meio expediente, nunca havia vendido tanto como nesse sábado. Vendeu muito cimento, lajotas e cerâmicas, fora areia e pedra. A caixa estava cheia. Tinha, até, cheques pré-datados, para os quais ela me pediu que respeitasse as datas.
Saí dali, convencido do carinho e do cuidado, do Senhor, pelos seus. Comprei tudo o que os ladrões tinham levado da minha casa. Comprei coisas que precisávamos e que não tínhamos adquirido, ainda. Escrevi para os parentes e conhecidos, contando os fatos e mencionando a lição aprendida. Não é o lugar. O Senhor está onde o seu servo, fiel, está. Ainda que, como Jacó, você tenha feito “coisas desagradáveis” aos olhos do Senhor, se você orar, a ELE, com fé, conseguirá ver a “escada”, que liga o Céu à terra, os Anjos que cuidarão de você e entenderá que não é o Rio de Janeiro, não é São Paulo, não é Minas Gerais, não é a Bolívia, não é o Uruguai, não é os E.U.A., não é Israel … Onde o “templo do Senhor” está, ELE está e a vitória é certa. O “Centro da vontade de Deus” é o melhor lugar do mundo. Amém ? Maranata !

Pastor e Professor José Pereira Sotéro.

3 comentários:

Rodiyeria Maciel Sotéro disse...

Marido..... O que é maravilhoso nessa experiência toda foi a posição que vocês tomaram a de não abrir a boca para murmurar, mesmo que as circunstâncias no momento eram desfavoráveis vocês mantiveram a fé, a esperança no Senhor. São pessoas assim que Deus procura, homens, mulheres, jovens, adolescentes que não olham para as dificuldades e permanecem firmes na fé e na esperança que a em Cristo Jesus. Deus te abençoe por tua perseverança e fidelidade com o Senhor.

Vânia Sotero. disse...

MEU CUNHADO QUERIDO..... NÃO TEM COMO AS LÁGRIMAS NÃO ROLAREM,MUITO LINDA ESSA HISTÓRIA CONHEÇO MUITAS DELAS MAS ESSA AINDA NÃO CONHECIA,VEJO COMO DEUS É FIEL COM QUEM É FIEL Á ELE.E COMO VC DISSE O MELHOR LUGAR DO MUNDO É QUALQUER LUGAR ESTANDO COM ELE É O QUE IMPORTA,AMO ESSAS HISTÓRIA PORQUE VEJO A GRANDEZA DE DEUS NA SUA VIDA, POR ISSO DIGO SEMPRE TE AMOOOOOOOOO DE CORAÇÃO.DEUS ABENÇOE HOJE E SEMPRE.
Vânia Sotero.

Pr. Lauro Cabral disse...

Amado Pastor e irmão em Cristo,
Graça e paz!
O nosso Deus é fiel e quando estamos no centro da sua vontade podemos contar com Ele em todas as ocasiões. Fiquei emocionado com seu testemunho e não pude conter as lágrimas. Atualmente estou na cidade de Campina Grande/PB e o Mestre tem me abençoado ricamente. Adquirimos uma mini granja e estamos realizando a Obra do Senhor Jesus. Já iniciamos a construção do Templo para exaltarmos e glorificarmos o nosso Deus Todo Poderoso. Estamos enfrentando uma luta espiritual com o presidente de uma determinada denominação mas o Senhor dos Exércitos tem honrado a nossa fé e nos ajudado na construção do Templo. Já estamos em ponto de laje. Que o Senhor Jesus continue abençoando o seu ministério e sua família e que o amado irmão continue sendo esse instrumento valioso na mão de Deus.
Pr. Lauro Cabral da Silva
Igreja Evangélica Rocha Eterna