sábado, 17 de setembro de 2011

O CRISTÃO E A FILOSOFIA - Resgatando as PALAVRAS -

O  CRISTÃO  E  A  FILOSOFIA
( Resgatando  a  palavra)

     Há palavras, que chegaram até nós, com o seu real sentido, totalmente, alterado. Em Apologética, por exemplo, aprendemos que a palavra religião significa:” È a relação do homem para com o sobrenatural, envolvendo a comunhão e a ação de servir.” A Bíblia fala sobre a “verdadeira religião”(Tiago 1: 27). Hoje, porém, dizemos que não temos religião ou que não somos religiosos. Por que? Porque o conceito de religião e religiosidade tomou um significado negativo e tem um sentido ruim. A palavra Filosofia, cuja tradução significa:” Filo = Amor – Sofia = Sabedoria”; e que foi usada, pela primeira vez, pelo Filósofo Pitágoras (conhecido como grande Matemático), que dizia que não era um sábio, e sim um “amante da Sabedoria”; se levássemos em consideração o seu verdadeiro significado, todo Cristão seria, automaticamente, um Filósofo. Porém, hoje, a palavra Filosofia tem significado negativo e ruim.
     Quero, no entanto, falar sobre o valor da pura Filosofia. Ressaltando que é uma matéria humana e sobre o conhecimento humano. A lógica é um dos conteúdos da Filosofia e é de grande valor, para o nosso dia – à – dia. Quando estamos tratando do sobrenatural e o Espírito Santo está nos revelando o que fazer, podemos deixar a lógica de lado; porém, quando isto não está acontecendo e, ainda assim, desprezamos a lógica, cometemos erros enormes e praticamos grandes tolices. A Gnoseologia, também, é um dos conteúdos da Filosofia. Ela é muito importante para quem busca o verdadeiro conhecimento. A


Meta-física é a menos útil, para o Cristão, pois, tenta, humanamente, entender o sobrenatural e explicar a origem e o fim, das coisas, sem crer ou defender a Palavra de Deus.
     Não entenda que sem a Filosofia o homem não conhecerá a verdade. É o Espírito Santo quem guia, o pecador, ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Porém, os Filósofos surgiram quando os homens começaram a inquirir e não se conformar com lendas, mitos e crenças, ridículas, que não eram dignas da inteligência humana. Com eles, também, surgiram todas as Ciências específicas e úteis à humanidade. Portanto, não é bom que um estudante de Teologia, ignore a Filosofia. Se não puder estudá-la, bem; procure se informar sobre ela, lendo bons livros e conhecendo a sua História.
     Em Jeremias 12: 5a, diz que se não conseguimos correr com quem “vai a pé”, como correr com quem “vai a cavalo”? e Jesus diz: “ Se vos falei de coisas terrestre e não entendeis; quanto mais se vos falar das coisas celestiais.”(João 3: 12) Creio que se quisermos defender e ensinar o Evangelho do Senhor, devemos conhecer e não ignorar os conhecimentos humanos. Como não temos como conhecer, especificamente, cada Ciência, desafio a você, futuro Apologista, a se inteirar, melhor, sobre àquela que é chamada a “mãe de todas as Ciências”, a Filosofia. Amém ?

___Pastor  José  Pereira  Sotéro.
Professor de Filosofia e de História da Filosofia
Vice-Diretor do Ceforte – Extensão Guarulhos – SP -



Nenhum comentário: