domingo, 18 de setembro de 2011

O TRABALHO E A ÉTICA CRISTÃ

O TRABALHO  E  A  ÉTICA  CRISTÃ

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na Obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”    I Cor. 15: 58.
   Conhecemos o ditado que diz: “O trabalho dignifica o homem.” Porém, nós que conhecemos a Palavra de Deus, sabemos que, simplesmente, o trabalho, pode ser vão e uma perca de tempo. O trabalho secular ou o trabalho na Igreja, deve ser exercido com responsabilidade, seriedade e honestidade.
   O trabalho secular, exercido pelo cristão, não está isento de revelar sua fé e seu compromisso com os ensinamentos Bíblicos. Quando o cristão é tomado pela ganância, dará mal testemunho e perderá a comunhão com o Espírito Santo. A Ética é descrita como os deveres, do homem, para com a sua fé e a sociedade onde está inserido. A Ética Cristã está, totalmente, baseada nos ensinamentos de Cristo. Não é possível trabalhar fora das orientações do Evangelho e se dizer um Cristão.
   Infelizmente, hoje, não só o trabalho secular, do Cristão, está comprometido mas, também, o seu trabalho na Igreja. Em nome do reconhecimento, crescimento e prosperidade, está valendo tudo. Para sermos considerados vitoriosos, segundo a visão deste mundo, temos rompido com práticas e compromissos que nos diferenciavam dos não Cristãos. Prosseguimos no erro, nos trabalhos que realizamos, pois, somos louvados e elogiados pelos resultados apresentados.
   Nosso compromisso precisa ser com o Senhor e sua santa Palavra. Precisamos manter uma consciência sensível à voz do Espírito Santo. Só assim a Ética Cristã será praticada.
   O que seria o trabalho vão ? Para nós, que priorizamos a Palavra, é tudo o que nos afasta do Senhor. Por mais que tenhamos sucesso e glória, material; se nossa vida espiritual está sendo prejudicada, esse trabalho é vão.
   Hoje, as vezes, a Igreja e o mundo falam a mesma linguagem. Os líderes espirituais e os empresários se parecem. Os Cristãos, na Igreja e no trabalho secular, usam das mesmas estratégias. O que importa são os resultados. Buscam prosperidade e crescimento a qualquer custo. Infelizmente, naquele “grande dia”, ouvirão, do Senhor: “Não vos conheço” ! Aí, farão uma grande relação de trabalhos prestados, na Igreja e fora dela, sem nenhuma Ética Cristã, e a palavra do Senhor continuará a mesma: “Não vos conheço”! Mat.7:21ao 23-Mat. 25: 31 ao 46.
   Portanto, amados irmãos, se não quisermos perder o nosso tempo, nosso trabalho e nossa vida, sigamos a orientação do Apóstolo Paulo e façamos, tudo, com muita Ética Cristã, firmeza e constância, na Palavra do Senhor. Nosso trabalho jamais será em vão. Maranata ! Amém ?

 Pastor e Professor José Pereira Sotéro.





Um comentário:

Rodiyeria Maciel Sotéro disse...

Pois é meu amado e querido marido, infelizmente temos deixado os princípios cristãos de lado, temos esquecidos da ética cristã, estamos esquecendo que o Senhor é o oleiro e nós somos o barro e precisamos ser moldados segundo o caráter de Cristo, a forma de Cristo, ao invés disso temos entrado na forma deste mundo. Eis um grande perigo, o de deixarmos nosso EU reinar no lugar de CRISTO estar no centro de nossas vidas. Que o Senhor verdadeiramente tenha misericórdia de nós.
Deus abençoe teu ministério com a unção do seu Espírito Santo e sua sabedoria. Beijos e mais beijos.